A medalha milagrosa

A medalha de Nossa Senhora das Graças ou “medalha milagrosa”, como é popularmente conhecida, surgiu numa época em que a França estava passando por grave crise política depois da Revolução Francesa (1789).

Nesse tempo, nasceu Catarina Labouré (1806), que, aos 23 anos, tornou-se freira da Congregação das Filhas da Caridade. No convento da Rue du Bac, teve várias visões de Nossa Senhora. A Virgem Maria, aos 27/11/1830, revelou-lhe a medalha, chamada depois de milagrosa, pedindo que Catarina mandasse fazer e distribuísse ao povo medalhas iguais àquela que acabara de ver.

Medalha Milagrosa

Contudo, o bispo De Quelen não queria, de pronto, acreditar na visão da freira; bem poderia ela estar sofrendo alucinações. Era preciso um sinal de Deus (milagre) confirmando o que Catarina dizia. E o sinal veio! Sim, quando foram encomendadas, na fábrica, as primeiras medalhas uma terrível epidemia de cólera atingia Paris dizimando a população. Por exemplo, no dia 01/04/1831, morreram 79 pessoas, no dia 02, 168… e no dia 09, 861. Entretanto, assim que se distribuíram as primeiras medalhas a peste cessou imediatamente. Eis o milagre necessário para confirmar a medalha como algo desejado por Deus.

Depois disso, outros milagres confirmaram o valor da medalha: tendo Catarina Labouré falecido, com 71 anos, foi sepultada, no dia 03/01/1877, num caixão de madeira simples, em um local úmido da capela das Filhas da Caridade, em Reuilly, na França. Aos 21/03/1933, o corpo foi desenterrado e, para a surpresa de todos, estava perfeito. As mãos juntas como se estivesse rezando, o rosto como o de alguém que dorme e (mais um milagre!) o médico tocou os seus olhos que se abriram, pois seu corpo não está endurecido, como seria normal, mas flexível; se toca num braço, ele se move; na cabeça, ela muda de posição… Hoje, 144 anos após a sua morte, o corpo de Santa Catarina Labouré está exposto à visitação pública como o de alguém que acaba de morrer, na capela das freiras da Rue du Bac, em Paris.

Frise-se que a medalha de Nossa Senhora das Graças não tem poderes mágicos por si. É um sacramental. Entretanto, quem a leva consigo porta um sinal de que pertence à Virgem Maria e, se pertence a ela, pertence também a Jesus Cristo, Nosso Senhor. Portanto, quem está com Deus nada teme: “Se Deus é por nós quem será contra nós!” (Rm 8,31).

Por fim, a questão: qual o significado dos símbolos que aparecem na medalha em formato de um ovo? – Numa das faces, aparece Maria Santíssima, com os braços estendidos derramando graças, simbolizadas por raios de luz, sobre os fiéis; ao mesmo tempo, esmaga, com seus pés virginais, a cabeça da infernal serpente, o diabo. Em volta da Virgem, lê-se a oração que os que usam a medalha devem rezar diariamente: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Na outra face, figuram a letra M com uma cruz em cima e abaixo tem-se o Sagrado Coração de Jesus rodeado da coroa de espinhos e o Imaculado Coração de Maria traspassado por uma espada de dor. Esse conjunto é circundado, em volta, por doze estrelas que recordam a Mulher vestida de sol a trazer a lua nos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça (cf. Ap 12,1).

E você, meu (minha) prezado(a) irmão(ã), já experimentou em sua vida a proteção certa de tão bondosa Mãe e de seu amado Filho por meio do uso da medalha milagrosa?

vanderlei

COLUNISTAS Vanderlei de Lima

Graduado em Filosofia (PUC-Campinas); pós graduado em Psicopedagogia (UNIFIA-Amparo); Extensão em Bioética e tecnociências e Direito e Punição (PUC-Campinas); Parapsicologia (CLAP/FEG) etc.
Palestrante; Terapeuta holístico; Autor e tradutor de livros e artigos diversos. O livro mais recente é "Psicopatas" (Ed. Ixtlan).

COLUNISTAS Policial Padrão

Você acredita no feminismo esquerdista?

Ao tomarmos um simples Dicionário de nossa língua materna, lemos: feminismo é “uma doutrina que tem por objetivo o melhoramento do papel da mulher na sociedade” (Dicionário Completo da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2000). A definição é correta, mas deficiente, conforme veremos neste artigo. É correta pois, realmente, os legítimos valores femininos hão de…

Ler Matéria »

A medalha milagrosa

A medalha de Nossa Senhora das Graças ou “medalha milagrosa”, como é popularmente conhecida, surgiu numa época em que a França estava passando por grave crise política depois da Revolução Francesa (1789). Nesse tempo, nasceu Catarina Labouré (1806), que, aos 23 anos, tornou-se freira da Congregação das Filhas da Caridade. No convento da Rue du…

Ler Matéria »

Objeção de consciência: importância e atualidade

Acaba de sair nossa obra intitulada Obedecer antes a Deus que aos homens: a objeção de consciência como um direito humano fundamental. É um lançamento da Cultor de Livros e está dividido em sete capítulos distribuídos em 144 páginas. O livro tem início definindo que “entende-se por objeção de consciência qualquer tipo de resistência à…

Ler Matéria »

Drogas: um jovem alerta

Neste artigo, damos a palavra a um jovem de 28 anos vítima das drogas e hoje “sóbrio em recuperação”, como ele mesmo se define. Seu depoimento pode ajudar a muitas pessoas. A ele nossa profunda gratidão. Nosso jovem nasceu em uma pequena cidade do interior deste imenso Brasil e teve uma infância com amor, carinho…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

Trio é preso após sequestro relâmpago de esposa de vereador de Sumaré

Um trio foi preso por policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar Rodoviária, na tarde desta quinta-feira (29), durante um sequestro relâmpago à esposa de um vereador de Sumaré em um carro de luxo. A perseguição que começou em Paulínia terminou no bairro Matão. De acordo com a corporação, a equipe tática tomou…

Ler Matéria »

Perseguição a veículo de luxo mobiliza guarda municipal de Americana e Santa Bárbara

Um acompanhamento a uma caminhonete de luxo mobilizou equipes da Guarda Municipal de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (29), no bairro Cidade Nova em Santa Bárbara D’Oeste. Um menor e um homem foram detidos. O caso foi mostrado ao vivo com exclusividade, veja no canal YouTube: De acordo…

Ler Matéria »

Homem é preso com cigarros contrabandeados em feira livre de Cosmópolis

Um homem foi preso por agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), ao ser flagrado vendendo cigarros e outros produtos contrabandeados na tarde desta quarta-feira (28), em uma feira livre na avenida Centenário, em Cosmópolis. Segundo a corporação, os agentes Mendes, Neto, Vitor e Aragão da ROMU realizavam o patrulhamento quando foram acionados pelo fiscal de…

Ler Matéria »

Caso Helen: Porteiro diz que menina foi por vontade própria morar com ele

O porteiro Silmar Soares de 36 anos, suposto namorado da adolescente Helen Cristina Benatti de 14 anos, que estava desaparecida desde o dia 27 de Junho em Sumaré e foi encontrada na tarde desta terca-feira (27), deu uma entrevista nesta quarta-feira (28), para rebater acusações da família da garota. Por mais de duas horas de…

Ler Matéria »

Conheça o serviço de acolhimento em Família Acolhedora de Americana

A Associação de Promoção e Assistência de Americana (APAM), executa o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, no município de Americana-SP, desde agosto de 2019. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma política pública que garante o direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que…

Ler Matéria »

Homem de 30 anos é preso após furtar residência em Santa Bárbara d’ Oeste

Um homem de 30 anos foi preso após furtar uma residência na manhã desta terça-feira (27), por volta das 08h47, no bairro Sam Marino, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). De acordo com a Polícia Militar (PM), os soldados Santana e Matos foram acionados para atender um furto a residência na Rua Orlando Penatti. A…

Ler Matéria »

GAMA apoia secretarias em acolhimento emergencial de moradores de rua

Agentes da Secretaria de assistência social e direitos humanos com o apoio da Guarda Municipal de Americana, iniciaram nesta terça-feira (27) a ‘Operação Inverno’. A ação tem como objetivo acolher moradores em situação de ruas nos próximos dias que serão de muito frio na cidade. Segundo a GAMA, o acolhimento emergencial será necessário após o…

Ler Matéria »

GAMA realiza ‘blitz educativa’ no dia do motociclista em Americana

Guarda Municipal de Americana realizaram na tarde desta terça-feira (27) uma fiscalização de trânsito educativa em alusão ao dia do motociclista no Jardim Frezzarin. De acordo com a corporação, os patrulheiros realizaram a ação no cruzamento da Aenida Brasil com a Rua São Salvador em comemoração a data, aproximadamente 20 motociclistas foram abordados e orientados…

Ler Matéria »

Rolar para cima