Objeção de consciência: importância e atualidade

Acaba de sair nossa obra intitulada Obedecer antes a Deus que aos homens: a objeção de consciência como um direito humano fundamental. É um lançamento da Cultor de Livros e está dividido em sete capítulos distribuídos em 144 páginas.

O livro tem início definindo que “entende-se por objeção de consciência qualquer tipo de resistência à autoridade pública por motivos íntimos, ou seja, quando o cidadão julga, de modo bem fundamentado, que as determinações da autoridade são injustas e, por isso, não merecem a obediência, mas, sim, oposição. […] O recurso à objeção de consciência assegura que ninguém pode ser, legalmente, obrigado a fazer algo contra a consciência, especialmente ferindo seus valores morais e espirituais” (p. 13).

Todavia, a ditadura do relativismo, muito denunciada pelo Papa Bento XVI, quer, a todo e qualquer custo, derrubar esse direito humano básico para, definitivamente, impor: a) a agenda revolucionária destruidora da vida inocente e indefesa no ventre materno (cf. Ex 20,13), b) o fim da família alicerçada, do ponto de vista natural e sacramental, na união do homem e da mulher (cf. Gn 2,24; Mc 10,7; Ef 5,31), c) a anulação da sexualidade humana criada binária por Deus – homem e mulher (Gn 1,27) – por meio da ideologia de gênero que, a passos largos, avança em parte dos meios de comunicação e, infelizmente, nas escolas, d) a destruição da cultura religiosa das pessoas por meio da proibição de símbolos religiosos em locais públicos etc. O livro alerta sobre tudo isso e muito mais e dá os meios de conter, dentro da lei e da ordem, esses impiedosos ataques anticristãos.

O capítulo 2, reunindo e transcrevendo importantes documentos da Igreja, traz a sólida base doutrinária da objeção de consciência. Em apêndice a este capítulo, vêm dois importantes pareceres: o primeiro é do Dr. Ives Gandra Martins, renomado jurista, e trata da objeção de consciência e da sua interpretação na Constituição Federal de 1988, o segundo parecer é nosso e versa sobre objeção de consciência e transfusão de sangue num paciente que não a aceita, mas se encontra, no hospital, entre a vida e a morte.

No capítulo 3, é apresentada a lei natural moral, base da objeção de consciência, as contestações a esta lei, as respostas a tais objeções e, por fim, o modo de se portar ante as leis humanas. O capítulo 4 traz a batalha diabólica (não há, a nosso ver, outro adjetivo) contra a objeção de consciência. Dizem, numa maldade sobre-humana, que o direito à objeção de consciência tem de ser derrubado. Ora, isso ocorrendo – Deus não o permita! – resta ao cristão encurralado cometer o mal que o Estado manda ou, então, ser processado, afastado do trabalho, preso, assassinado. Não nos iludamos!

Ao chegar ao capítulo 5, escrito por sábia sugestão de Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André (SP) e prefaciador da obra, o (a) leitor(a) se depara com aquilo que podemos chamar de “revés da Divina Providência”. Que é esse revés? – É um modo de Deus agir, em meio ao caos que parece fazer ceder o bem e triunfar o mal, despertando, em todos os tempos e lugares, pessoas opositoras desse caos.

Elas o derrotam ou, ao menos, o emperram em sua velocidade aparentemente triunfadora. O capítulo 6 expõe a doutrina da Igreja sobre a participação dos fiéis na vida política de um país. Tal participação é diferente para leigos e clérigos, mas ambos têm, ainda que um Estado se diga laico (muitas vezes, laicista), o direito de se fazerem, cada um a seu modo, ouvir. O Estado deve servir ao ser humano, não o contrário. Isso há de ser sempre relembrado.

No último capítulo, o 7, recordamos a maior desgraça que pode acometer o ser humano: o pecado. Tem aí destaque o pecado da omissão. Nas palavras do Padre Vieira, “omissão é o pecado que se faz não fazendo” (p. 131). Teremos de prestar contas das tantas vezes que o mal triunfou por negligência nossa.

Possa, pois, esta obra lançada pela Cultor de Livros atingir, com a graça divina, seus nobres objetivos. Ajude-nos a divulgá-la em seus meios. Deus o (a) recompense!

https://www.cultordelivros.com.br/produto/obedecer-antes-a-deus-que-aos-homens-78607

vanderlei

COLUNISTAS Vanderlei de Lima

Graduado em Filosofia (PUC-Campinas); pós graduado em Psicopedagogia (UNIFIA-Amparo); Extensão em Bioética e tecnociências e Direito e Punição (PUC-Campinas); Parapsicologia (CLAP/FEG) etc.
Palestrante; Terapeuta holístico; Autor e tradutor de livros e artigos diversos. O livro mais recente é "Psicopatas" (Ed. Ixtlan).

COLUNISTAS Policial Padrão

POLICIAL PADRÃO Notícias

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

DIG derruba casa utilizada para depósito de materiais ilícitos

Nesta quinta-feira (10) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) descobriu uma casa que era utilizada como depósito de materiais furtados e drogas, no bairro Jardim Europa em Santa Bárbara D’Oeste.  Há uma semana a DIG vinha desenvolvendo um trabalho de investigação sobre um furto que aconteceu na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde foram levados…

Ler Matéria »

Apoio Tático apreende cocaína e lança perfume no Romano

O Apoio Tático da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na noite desta quarta-feira (09) porções de cocaína e lança perfume, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). O caso aconteceu por volta das 22h15, no bairro Conjunto Habitacional Roberto Romano.  A equipe composta pelos agentes Moarais, Silva e Siloni estava patrulhando na Rua Rev. João Feliciano…

Ler Matéria »

Décimo BAEP localiza procurado por tráfico em Sumaré

Um homem foi preso por policiais do Décimo Batalhão de ações especiais de policia (BAEP), no fim da tarde desta quarta-feira (09), no bairro Jardim Conceição, em Sumaré.  De acordo com informações da corporação, durante patrulhamento pelo município de Sumaré, a equipe recebeu informação que na rua Salvador, residia um indivíduo que estaria foragido da…

Ler Matéria »

notas de falecimentos

Notas de falecimentos do dia 09 de junho de 2021

AMERICANA   Neusa Rodrigues de Oliveira Falecida em AMERICANA dia 09-06-2021, aos 072 anos de idade, natural de BORBOREMA – SP. Divorciada , deixa os filhos: EVALDO, EDVALDO, MARLI, NIVALDO, JOSE CARLOS , parentes e amigos. Sepultamento em 09-06-2021 às 17:00 horas saindo o féretro do velório PARQUE GRAMADO-AMERICANA/SP , seguindo dali para o Cemitério PARQUE…

Ler Matéria »

Rolar para cima