Nosso modesto apoio aos agentes da lei

Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e sacerdote no Saara, foi, na juventude, militar francês e, nesta condição, serviu na África. Ora, voltando para lá como pobre eremita, em 1901, reencontrou antigos amigos militares que lhe demonstraram grande apreço e foram pontos de referência no seu modo de viver no deserto.

Antoine Chatelard, por exemplo, nos conta que nosso anacoreta esteve, logo que chegou ao continente africano, com o comandante Lacroix, seu ex colega de Saint-Cyr, com os generais em Ain-Sefra, aí se hospedando na residência dos oficiais. Assim, nesses inícios de caminhada por terras africanas, “ver-se-ia rodeado de uma escolta e os militares árabes beijaram seu albornoz [tipo de manto – nota nossa]” (Charles de Foucauld: o caminho rumo a Tamanrasset. São Paulo: Paulinas, 2009, p. 140). Mais: sua relação com os militares era tão próxima que Foucauld os usa como exemplo para nos despertar maior zelo pela causa de Deus. Eis o que diz: “Vedes que os soldados da terra, esses homens, não temem a estação. Que sirvam eles de exemplo a nós, soldados de Deus, e não permitamos que o nosso Mestre novamente ouça ‘Os filhos deste mundo são mais sagazes que os filhos da luz’” (idem, p. 181).

Partindo desse apreço de Foucauld pelos militares, o eremita tenta imitá-lo também neste ponto. Como fazer isso, no entanto, se em sua região não houver nenhuma instituição militar (Exército, Marinha ou Aeronáutica)? – Não há nenhum problema. Basta estender sabiamente o apreço do grande mestre francês aos policiais militares, civis e guardas civis municipais de sua cidade. Assim, tentará fazer o bem a eles por meio da oração diária (eis nosso apoio espiritual) e de escritos ou palestras de conteúdo religioso ou técnico a fim de encorajar esses homens e mulheres que dão a própria vida, se preciso for, para defender o próximo…, próximo que, na grande maioria das vezes, eles sequer conhecem (eis nosso apoio moral).

Importa dizer ainda que graças a pessoas de bem – a ampla maioria da sociedade – outros apoios têm ocorrido nos últimos anos: doações de aquecedores, termômetros digitais, aparelhos de aferir a pressão arterial, galões térmicos e até uma geladeira, em 2019, a uma dessas instituições. No entanto, ficaram muito conhecidos os “atendimentos” via whatsapp ou telefone a agentes da lei que passam por um momento difícil em sua vida e o “Cafezinho da noite”. Em que consiste ele? – Consiste em deixar, num espaço acessível da casa (no hall de entrada, por exemplo), uma garrafa térmica de café e um potinho de bolachas a fim de que os agentes de serviço, à noite, sintam-se apoiados em seu nobre trabalho. Óbvio é que se os benfeitores doarem mais ingredientes (mortadela, bolo, fruta etc.) eles também serão disponibilizados.

Como se organiza esse “Cafezinho da noite”? – Organiza-se sob dois aspectos: 1) da parte dos amigos dos agentes da lei que nos procuram desejando fazer parte da lista de doadores mensais ou semanais e 2) da parte dos próprios policiais. A melhor forma de se organizar é por meio de um grupo de whatsapp para PMs, outro para GCMs e outro ainda aos PCs. Isso permite avisar se terá ou não café em determinada noite. Afinal, imprevistos podem ocorrer.

Para que ninguém se sinta receoso de participar do “Cafezinho da noite” importa dizer que Charles de Foucauld se autodenominou “o irmão universal”, ou seja, de todos, de modo que a condição básica para aderir ao “Café” é ser agente da lei, independente de credo religioso, localidade, posição social etc. O que se pede é que se algum passante (pessoa em situação de rua, por exemplo) pedir café ou bolacha deve ser atendido.

Eis, neste site de grande alcance, um duplo convite: aos possíveis benfeitores desta causa a fim de que ajudem e aos agentes da lei para que participem do Cafezinho da noite e também saibam que podem contar com nossa oração, amizade e apoio moral. Deus os proteja sempre para bem protegerem a sociedade!

Nosso contato é: (19) 995649949 (Identifique-se em sua mensagem).

vanderlei

COLUNISTAS Vanderlei de Lima

Graduado em Filosofia (PUC-Campinas); pós graduado em Psicopedagogia (UNIFIA-Amparo); Extensão em Bioética e tecnociências e Direito e Punição (PUC-Campinas); Parapsicologia (CLAP/FEG) etc.
Palestrante; Terapeuta holístico; Autor e tradutor de livros e artigos diversos. O livro mais recente é "Psicopatas" (Ed. Ixtlan).

COLUNISTAS Policial Padrão

Você acredita no feminismo esquerdista?

Ao tomarmos um simples Dicionário de nossa língua materna, lemos: feminismo é “uma doutrina que tem por objetivo o melhoramento do papel da mulher na sociedade” (Dicionário Completo da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2000). A definição é correta, mas deficiente, conforme veremos neste artigo. É correta pois, realmente, os legítimos valores femininos hão de…

Ler Matéria »

A medalha milagrosa

A medalha de Nossa Senhora das Graças ou “medalha milagrosa”, como é popularmente conhecida, surgiu numa época em que a França estava passando por grave crise política depois da Revolução Francesa (1789). Nesse tempo, nasceu Catarina Labouré (1806), que, aos 23 anos, tornou-se freira da Congregação das Filhas da Caridade. No convento da Rue du…

Ler Matéria »

Objeção de consciência: importância e atualidade

Acaba de sair nossa obra intitulada Obedecer antes a Deus que aos homens: a objeção de consciência como um direito humano fundamental. É um lançamento da Cultor de Livros e está dividido em sete capítulos distribuídos em 144 páginas. O livro tem início definindo que “entende-se por objeção de consciência qualquer tipo de resistência à…

Ler Matéria »

Drogas: um jovem alerta

Neste artigo, damos a palavra a um jovem de 28 anos vítima das drogas e hoje “sóbrio em recuperação”, como ele mesmo se define. Seu depoimento pode ajudar a muitas pessoas. A ele nossa profunda gratidão. Nosso jovem nasceu em uma pequena cidade do interior deste imenso Brasil e teve uma infância com amor, carinho…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

Trio é preso após sequestro relâmpago de esposa de vereador de Sumaré

Um trio foi preso por policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar Rodoviária, na tarde desta quinta-feira (29), durante um sequestro relâmpago à esposa de um vereador de Sumaré em um carro de luxo. A perseguição que começou em Paulínia terminou no bairro Matão. De acordo com a corporação, a equipe tática tomou…

Ler Matéria »

Perseguição a veículo de luxo mobiliza guarda municipal de Americana e Santa Bárbara

Um acompanhamento a uma caminhonete de luxo mobilizou equipes da Guarda Municipal de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (29), no bairro Cidade Nova em Santa Bárbara D’Oeste. Um menor e um homem foram detidos. O caso foi mostrado ao vivo com exclusividade, veja no canal YouTube: De acordo…

Ler Matéria »

Homem é preso com cigarros contrabandeados em feira livre de Cosmópolis

Um homem foi preso por agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), ao ser flagrado vendendo cigarros e outros produtos contrabandeados na tarde desta quarta-feira (28), em uma feira livre na avenida Centenário, em Cosmópolis. Segundo a corporação, os agentes Mendes, Neto, Vitor e Aragão da ROMU realizavam o patrulhamento quando foram acionados pelo fiscal de…

Ler Matéria »

Caso Helen: Porteiro diz que menina foi por vontade própria morar com ele

O porteiro Silmar Soares de 36 anos, suposto namorado da adolescente Helen Cristina Benatti de 14 anos, que estava desaparecida desde o dia 27 de Junho em Sumaré e foi encontrada na tarde desta terca-feira (27), deu uma entrevista nesta quarta-feira (28), para rebater acusações da família da garota. Por mais de duas horas de…

Ler Matéria »

Conheça o serviço de acolhimento em Família Acolhedora de Americana

A Associação de Promoção e Assistência de Americana (APAM), executa o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, no município de Americana-SP, desde agosto de 2019. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma política pública que garante o direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que…

Ler Matéria »

Homem de 30 anos é preso após furtar residência em Santa Bárbara d’ Oeste

Um homem de 30 anos foi preso após furtar uma residência na manhã desta terça-feira (27), por volta das 08h47, no bairro Sam Marino, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). De acordo com a Polícia Militar (PM), os soldados Santana e Matos foram acionados para atender um furto a residência na Rua Orlando Penatti. A…

Ler Matéria »

GAMA apoia secretarias em acolhimento emergencial de moradores de rua

Agentes da Secretaria de assistência social e direitos humanos com o apoio da Guarda Municipal de Americana, iniciaram nesta terça-feira (27) a ‘Operação Inverno’. A ação tem como objetivo acolher moradores em situação de ruas nos próximos dias que serão de muito frio na cidade. Segundo a GAMA, o acolhimento emergencial será necessário após o…

Ler Matéria »

GAMA realiza ‘blitz educativa’ no dia do motociclista em Americana

Guarda Municipal de Americana realizaram na tarde desta terça-feira (27) uma fiscalização de trânsito educativa em alusão ao dia do motociclista no Jardim Frezzarin. De acordo com a corporação, os patrulheiros realizaram a ação no cruzamento da Aenida Brasil com a Rua São Salvador em comemoração a data, aproximadamente 20 motociclistas foram abordados e orientados…

Ler Matéria »

Rolar para cima