Nosso modesto apoio aos agentes da lei

Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e sacerdote no Saara, foi, na juventude, militar francês e, nesta condição, serviu na África. Ora, voltando para lá como pobre eremita, em 1901, reencontrou antigos amigos militares que lhe demonstraram grande apreço e foram pontos de referência no seu modo de viver no deserto.

Antoine Chatelard, por exemplo, nos conta que nosso anacoreta esteve, logo que chegou ao continente africano, com o comandante Lacroix, seu ex colega de Saint-Cyr, com os generais em Ain-Sefra, aí se hospedando na residência dos oficiais. Assim, nesses inícios de caminhada por terras africanas, “ver-se-ia rodeado de uma escolta e os militares árabes beijaram seu albornoz [tipo de manto – nota nossa]” (Charles de Foucauld: o caminho rumo a Tamanrasset. São Paulo: Paulinas, 2009, p. 140). Mais: sua relação com os militares era tão próxima que Foucauld os usa como exemplo para nos despertar maior zelo pela causa de Deus. Eis o que diz: “Vedes que os soldados da terra, esses homens, não temem a estação. Que sirvam eles de exemplo a nós, soldados de Deus, e não permitamos que o nosso Mestre novamente ouça ‘Os filhos deste mundo são mais sagazes que os filhos da luz’” (idem, p. 181).

Partindo desse apreço de Foucauld pelos militares, o eremita tenta imitá-lo também neste ponto. Como fazer isso, no entanto, se em sua região não houver nenhuma instituição militar (Exército, Marinha ou Aeronáutica)? – Não há nenhum problema. Basta estender sabiamente o apreço do grande mestre francês aos policiais militares, civis e guardas civis municipais de sua cidade. Assim, tentará fazer o bem a eles por meio da oração diária (eis nosso apoio espiritual) e de escritos ou palestras de conteúdo religioso ou técnico a fim de encorajar esses homens e mulheres que dão a própria vida, se preciso for, para defender o próximo…, próximo que, na grande maioria das vezes, eles sequer conhecem (eis nosso apoio moral).

Importa dizer ainda que graças a pessoas de bem – a ampla maioria da sociedade – outros apoios têm ocorrido nos últimos anos: doações de aquecedores, termômetros digitais, aparelhos de aferir a pressão arterial, galões térmicos e até uma geladeira, em 2019, a uma dessas instituições. No entanto, ficaram muito conhecidos os “atendimentos” via whatsapp ou telefone a agentes da lei que passam por um momento difícil em sua vida e o “Cafezinho da noite”. Em que consiste ele? – Consiste em deixar, num espaço acessível da casa (no hall de entrada, por exemplo), uma garrafa térmica de café e um potinho de bolachas a fim de que os agentes de serviço, à noite, sintam-se apoiados em seu nobre trabalho. Óbvio é que se os benfeitores doarem mais ingredientes (mortadela, bolo, fruta etc.) eles também serão disponibilizados.

Como se organiza esse “Cafezinho da noite”? – Organiza-se sob dois aspectos: 1) da parte dos amigos dos agentes da lei que nos procuram desejando fazer parte da lista de doadores mensais ou semanais e 2) da parte dos próprios policiais. A melhor forma de se organizar é por meio de um grupo de whatsapp para PMs, outro para GCMs e outro ainda aos PCs. Isso permite avisar se terá ou não café em determinada noite. Afinal, imprevistos podem ocorrer.

Para que ninguém se sinta receoso de participar do “Cafezinho da noite” importa dizer que Charles de Foucauld se autodenominou “o irmão universal”, ou seja, de todos, de modo que a condição básica para aderir ao “Café” é ser agente da lei, independente de credo religioso, localidade, posição social etc. O que se pede é que se algum passante (pessoa em situação de rua, por exemplo) pedir café ou bolacha deve ser atendido.

Eis, neste site de grande alcance, um duplo convite: aos possíveis benfeitores desta causa a fim de que ajudem e aos agentes da lei para que participem do Cafezinho da noite e também saibam que podem contar com nossa oração, amizade e apoio moral. Deus os proteja sempre para bem protegerem a sociedade!

Nosso contato é: (19) 995649949 (Identifique-se em sua mensagem).

vanderlei

COLUNISTAS Vanderlei de Lima

Graduado em Filosofia (PUC-Campinas); pós graduado em Psicopedagogia (UNIFIA-Amparo); Extensão em Bioética e tecnociências e Direito e Punição (PUC-Campinas); Parapsicologia (CLAP/FEG) etc.
Palestrante; Terapeuta holístico; Autor e tradutor de livros e artigos diversos. O livro mais recente é "Psicopatas" (Ed. Ixtlan).

COLUNISTAS Policial Padrão

POLICIAL PADRÃO Notícias

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

DIG derruba casa utilizada para depósito de materiais ilícitos

Nesta quinta-feira (10) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) descobriu uma casa que era utilizada como depósito de materiais furtados e drogas, no bairro Jardim Europa em Santa Bárbara D’Oeste.  Há uma semana a DIG vinha desenvolvendo um trabalho de investigação sobre um furto que aconteceu na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde foram levados…

Ler Matéria »

Apoio Tático apreende cocaína e lança perfume no Romano

O Apoio Tático da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na noite desta quarta-feira (09) porções de cocaína e lança perfume, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). O caso aconteceu por volta das 22h15, no bairro Conjunto Habitacional Roberto Romano.  A equipe composta pelos agentes Moarais, Silva e Siloni estava patrulhando na Rua Rev. João Feliciano…

Ler Matéria »

Décimo BAEP localiza procurado por tráfico em Sumaré

Um homem foi preso por policiais do Décimo Batalhão de ações especiais de policia (BAEP), no fim da tarde desta quarta-feira (09), no bairro Jardim Conceição, em Sumaré.  De acordo com informações da corporação, durante patrulhamento pelo município de Sumaré, a equipe recebeu informação que na rua Salvador, residia um indivíduo que estaria foragido da…

Ler Matéria »

notas de falecimentos

Notas de falecimentos do dia 09 de junho de 2021

AMERICANA   Neusa Rodrigues de Oliveira Falecida em AMERICANA dia 09-06-2021, aos 072 anos de idade, natural de BORBOREMA – SP. Divorciada , deixa os filhos: EVALDO, EDVALDO, MARLI, NIVALDO, JOSE CARLOS , parentes e amigos. Sepultamento em 09-06-2021 às 17:00 horas saindo o féretro do velório PARQUE GRAMADO-AMERICANA/SP , seguindo dali para o Cemitério PARQUE…

Ler Matéria »

Rolar para cima