Região tem queda nos casos de homicídios, latrocínios e furtos em Janeiro

A região de Campinas (SP) terminou o mês de janeiro com redução nos casos e vítimas de homicídio doloso e latrocínio, bem como em todas as modalidades de furtos. Também houve queda nos roubos em geral, de cargas e de veículos. Os indicadores de roubo a banco e extorsão mediantes sequestro permaneceram zerados.

Os casos e vítimas de morte intencional recuaram 25,8%, passando de 31 para 23, se comparado o primeiro mês de 2021 com igual período de 2020.

Com isso, as taxas dos 12 últimos meses (de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021) caíram para 5,89 ocorrências e 6,03 vítimas de homicídio doloso para cada grupo de 100 mil habitantes.

A tendência se estendeu para os roubos seguidos de morte. Os indicadores de casos e vítimas desse crime reduziram de 5 para 1.

Em contrapartida, os estupros subiram 34,7%, passando de 75 para 101, se comparado janeiro deste ano ao primeiro mês do ano passado.

Outros indicadores

Todas as modalidades de furtos recuaram na região de Campinas, em janeiro deste ano, em comparação a igual mês de 2020.

Com diferença de 397 ocorrências, os furtos em geral passaram de 2.903 para 2.506 (-13,7%). Já os furtos de veículos diminuíram 30,4%, passando de 661 para 460. As duas quantidades são as menores da série histórica.

Semelhante ocorreu com os roubos em geral e de veículos, que também reduziram e tiveram os menores números da série. O primeiro caiu 22,6%, com um total de 735 boletins, ante 949. O segundo indicador teve queda de 22%, passando de 323 para 252 casos.

Nos roubos de cargas, a redução foi de 16,7%. O número passou de 48 para 40 – 8 a menos. Os indicadores de roubo a banco e extorsão mediante sequestro ficaram zerados no mês de janeiro.

Produtividade

O trabalho das polícias paulistas na região de Campinas, no mês passado, resultou em 972 prisões e na apreensão de 57 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 311 flagrantes por tráfico de entorpecentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

NOTICIÁRIO POLICIAL Região

Polícia Civil de Nova Odessa prende quadrilha que aplicava “Golpe do Cupim”

Policiais Civis de Nova Odessa realizaram na data de hoje (19), a “Operação Tamanduá”, com o objetivo de prender os membros de uma quadrilha que aplicava um golpe conhecido como “ Golpe do Cupim”, principalmente em idosos. Esse tipo de crime é antigo e nos últimos meses muitos idosos no interior de São Paulo foram…

Ler Matéria »

Troca de corpos de pacientes do Hospital de Artur Nogueira revolta familiares

Um morador de Artur Nogueira faleceu e foi enterrado pela família de um outro homem que morreu de Covid-19, no Hospital Bom Samaritano. O enterro equivocado aconteceu na tarde desta quinta-feira (15), em Santo Antônio de Posse. No entanto, a funerária entrou em contato com a família enlutada informando que os corpos foram trocados no…

Ler Matéria »

Após perseguição, PM recupera veículos roubados em Cosmópolis

Dez criminosos assaltaram um pátio na noite desta terça-feira (13), em Cosmópolis. Na ocasião. três veículos foram roubados. A Polícia Militar (PM) recuperou dois dos carros após perseguição policial. Nenhum criminoso foi preso. Dois vigilantes do pátio foram rendidos por 10 homens que anunciaram o roubo armados. Eles sofreram ameaças e agressões até entregarem as…

Ler Matéria »

Homem é preso em flagrante por roubo à mão armada em Sumaré

Na noite dessa segunda-feira (12), um homem foi preso em flagrante pela PM durante um roubo à mão armada, em uma residência no bairro Jardim Calegari, em Sumaré-SP. Os policiais militares (PMs) foram acionados para ocorrência de roubo em andamento no bairro Jardim Calegari. No local, o portão da residência estava aberto e havia um…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

Briga de casal termina com residência incendiada no Parque São Jerônimo

Um indivíduo foi detido após atear fogo em uma residência na noite desta segunda-feira (19), por volta das 20h50, no bairro Parque São Jerônimo. O motivo do incêndio foi uma briga entre casal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares foram solicitados para atender um incêndio em uma residência localizada na Rua Álvaro…

Ler Matéria »

Loja de construção é furtada em Santa Bárbara d’Oeste

Nessa segunda-feira (19), uma loja de construção localizada na Av Prefeito Isaias Hermínio Romano, foi furtada. O indivíduo foi preso pela Guarda Civil Municipal. Os Guardas Civis Municipais (GCMs) estavam em patrulhamento quando receberam informações de que um indivíduo teria furtado uma loja de material de construções na Avenida Prefeito Isaias Hermínio Romano. Porém, a…

Ler Matéria »

Aprovado projeto por emenda de R$1milhão para recapeamento

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, recebeu em seu gabinete o vereador Leco, na tarde desta segunda-feira (19) para falar da aprovação do projeto para recapeamento de algumas vias da cidade. O parlamentar intermediou R$ 1 milhão em emenda parlamentar do deputado estadual Ataíde Teruel. Com a aprovação do projeto, a prefeitura irá encaminhar as…

Ler Matéria »

Silvio Dourado pede reabertura de passagem da Avenida Iacanga para ligar bairros de Americana e Santa Bárbara

O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação solicitando ao Poder Executivo a análise técnica para a reabertura da Avenida Iacanga no cruzamento das ruas do Ferro e Itarirí. No documento, o parlamentar cita foi procurado por moradores e comerciantes dos bairros Jardim Ipiranga e Mollon que relatam…

Ler Matéria »

Fernando da Farmácia pede estudos para incluir mais ônibus na linha que liga a Mathiensen ao Zanaga

O vereador Fernando da Farmácia (PTB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação em que pede a realização de estudos para a disponibilização de mais um ônibus na linha 114, responsável por interligar os bairros Mathiensen e Antônio Zanaga. No documento, o parlamentar relata que moradores solicitaram o aumento da oferta de…

Ler Matéria »

Adolescente é detido pela PM com porções de maconha, crack e cocaína em Americana

Um adolescente de 16 anos foi detido com porções de drogas pela Polícia Militar (PM) na tarde desta segunda-feira (19), por volta das 15h, no bairro Parque Dom Pedro II, em Americana (SP). De acordo com o Boletim de Ocorrência, policiais militares estavam patrulhando pela Rua Francisco Zago quando avistaram um menor de idade em…

Ler Matéria »

Apoio Tático apreende porções de maconha no Jardim das Orquídeas

Um adolescente foi detido com porções de maconha pelo Apoio Tático da Guarda Civil Municipal (GCM) na tarde desta segunda-feira (19), por volta das 14h40, no Jardim das Orquídeas, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). De acordo com a corporação, os agentes Juliana, Ferreira e Edmilson estavam patrulhando na Rua Pedro Martins Sobrinho quando avistaram…

Ler Matéria »

DIG de Americana prende adolescente envolvido em roubos ocorridos na região

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) apreendeu na manhã desta segunda-feira (19) um adolescente de 16 anos acusado de envolvimento em roubos ocorridos em Americana e Santa Bárbara d’ Oeste (SP). A corporação deflagrou na última quinta-feira (15) a operação “Arrebatamento” que tinha por objetivo reprimir crimes de roubo ocorridos nas cidades de Americana e…

Ler Matéria »

Rolar para cima