Região bate recorde de apreensão de drogas no primeiro bimestre do ano

O trabalho das polícias permitiu a apreensão de quase 1,5 tonelada de entorpecentes em janeiro e fevereiro deste ano na região de Piracicaba. A quantidade é mais de 50 vezes maior que a recolhida nos dois primeiros meses de 2001 (28,6 quilos), quando a série histórica passou a ser contabilizada.

No primeiro bimestre deste ano, a droga mais apreendida foi a maconha com mais de 1 tonelada; seguida pela cocaína com mais de 114 quilos; crack com 364,3 quilos e mais de 4,2 quilos de outras substâncias ilegais. Os números demonstram a efetividade das ações policiais no combate ao tráfico na região.

Além de ser o maior total de drogas apreendidos em 20 anos, a soma ainda é quase 200% superior à quantidade de entorpecentes apreendidos no primeiro bimestre de 2020, quando foram recolhidos 499,9 quilos, sendo cerca de 353,9 de maconha, mais de 116 de cocaína, 11,1 de crack e 18,7 de outros.

Ainda ao longo dos dois primeiros meses de 2021, as atividades das polícias paulistas permitiram em 1.948 prisões e na apreensão de 134 armas de fogo ilegais. Além disto, foram registrados 784 flagrantes por tráfico de drogas.

Todo esse resultado foi obtido por meio do empenho do policiamento ostensivo da Polícia Militar que, em diferentes locais, conta com o apoio do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) – unidade que atua de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque.

“A inteligência identifica [mapeamento dos locais com maior incidência de tráfico de drogas] e as operações são desenvolvidas, inclusive com apoio de outros órgãos. E essa união dos esforços tem bons resultados”, ressaltou o tenente-coronel Fernando Aparecido de Souza, comandante do 10º Baep.

Há que destacar também as megaoperações como as São Paulo, Rodovia e Interior Mais Seguro, realizadas desde o início da nova gestão para reforçar o policiamento em locais estratégicos, contribuir com a redução dos indicadores criminais, combater o crime e aumentar a percepção de segurança das pessoas.

Além disso, os números também são frutos do forte trabalho investigativo da Polícia Civil, que atua com diversas unidades inclusive especializadas no combate ao tráfico de drogas, como por exemplo a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba.

Fonte: SSP

NOTICIÁRIO POLICIAL Região

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

Décimo BAEP localiza procurado por tráfico em Sumaré

Um homem foi preso por policiais do Décimo Batalhão de ações especiais de policia (BAEP), no fim da tarde desta quarta-feira (09), no bairro Jardim Conceição, em Sumaré.  De acordo com informações da corporação, durante patrulhamento pelo município de Sumaré, a equipe recebeu informação que na rua Salvador, residia um indivíduo que estaria foragido da…

Ler Matéria »

GCM de Nova Odessa recupera picape de luxo furtada

Patrulheiros da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa recuperaram uma caminhonete de luxo, que havia sido furtada minutos antes, na noite desta segunda-feira(07). Ninguém foi preso.  Segundo a corporação, após tomar conhecimento de um furto de uma caminhonete Toyota/ Hilux, pela Av. Brasil no Jd Marajoara, os GCMs Gonçalves, Piconi, Maurício e Vanildo se deslocaram…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

GAMA localiza drogas em residência no Jardim dos Lírios em Americana

Uma equipe da Guarda Civil Municipal de Americana, apreendeu uma grande quantidade de drogas no início da madrugada deste sábado(12), em uma residência do Jardim dos Lírios. O suspeito que estava com parte das drogas conseguiu fugir.  Segundo informações da corporação, a equipe realizava o patrulhamento pela Rua dos Lilazes quando avistou um indivíduo com…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

Prisão de traficante termina com disparo de elastômero no Jardim dos Lírios

Um homem de 30 anos foi preso por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira (11), por volta das 14h40, no bairro Jardim dos Lírios, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Guarda Municipal de Americana (GAMA).  A equipe composta pelos agentes Henrique e Juliana estava patrulhando pelo bairro quando avistaram um indivíduo debruçado…

Ler Matéria »

DIG apreende arma de fogo no Vila Dainese em Americana

   Um jovem de 18 anos foi detido nesta sexta-feira (11) por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Vila Dainese, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Investigadores receberam informações de que um indivíduo estará portando uma pistola no cruzamento da Avenida Tietê com a Rua Miranda….

Ler Matéria »

Adolescentes são detidos com porções de drogas e dinheiro na Praça da Fraternidade

Nesta quinta-feira (10) a Guarda Municipal de Americana (GAMA) apreendeu porções de drogas na Praça da Fraternidade, por volta das 17h40, em Americana (SP). Dois indivíduos foram detidos.  A equipe composta pelo De Campo, Suellen e Brunelli estava patrulhando pelo local quando depararam com dois indivíduos já conhecido nos meios policiais, sendo que os mesmos tentaram…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DIG derruba casa utilizada para depósito de materiais ilícitos

Nesta quinta-feira (10) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) descobriu uma casa que era utilizada como depósito de materiais furtados e drogas, no bairro Jardim Europa em Santa Bárbara D’Oeste.  Há uma semana a DIG vinha desenvolvendo um trabalho de investigação sobre um furto que aconteceu na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde foram levados…

Ler Matéria »

Apoio Tático apreende cocaína e lança perfume no Romano

O Apoio Tático da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na noite desta quarta-feira (09) porções de cocaína e lança perfume, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). O caso aconteceu por volta das 22h15, no bairro Conjunto Habitacional Roberto Romano.  A equipe composta pelos agentes Moarais, Silva e Siloni estava patrulhando na Rua Rev. João Feliciano…

Ler Matéria »

Rolar para cima