REGIÃO DE PIRACICABA REDUZ ESTUPROS, ROUBOS E FURTOS EM GERAL NO MÊS DE MARÇO

A região de Piracicaba (SP), que incluí os municípios de Americana (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP), terminou o mês de março com redução nos casos de estupros, roubos de carga e nos roubos e furtos em geral e de veículos.

Novamente na região, os indicadores de latrocínio, roubos a banco e extorsões mediante sequestro permaneceram zerados.

Nos roubos em geral a queda foi de 17%. O número de casos passou de 587 para 487, ou seja, 100 a menos.

O indicador de roubos de veículos também caiu 6,9% em março. Foram 160 casos no terceiro mês de 2019 e 149 no mês passado – a menor quantidade desde 2001.

Os furtos de veículos baixaram de 452 para 414 casos. Já nos furtos em geral houve diminuição de 17,8% – foram 1.743 ocorrências no mês passado, contra 2.121 em março de 2019. O total é o menor já contabilizado pela análise histórica, iniciada em 2001.

Os roubos de carga contabilizaram 16 ocorrências no mês passado, contra 30 casos no terceiro mês de 2019 – queda de 46,7%. Já os roubos a banco permaneceram zerados pela terceira vez consecutiva.

Os homicídios oscilaram de 15 para 17 boletins de ocorrência dessa natureza na região, na comparação mensal. O número de vítimas subiu de 16 para 17. As taxas dos últimos 12 meses (de abril de 2019 a março de 2020) ficaram em 5,8 casos e 6,05 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes.

Os estupros caíram 16,1%, passando de 62 para 52, se comparados os meses de março de 2019 e 2020. Não houve registro de extorsão mediante sequestro na região pela segunda vez consecutiva na série histórica do mês.

BALANÇO MENSAL

Individualmente, a cidade de Americana também registrou quedas nos índices de ocorrências, com exceção do crime de lesão corporal dolosa, que no mês de março teve 56 casos, contra 43 registrados em fevereiro.

Já Santa Bárbara d’Oeste, teve aumento em diversas ocorrências em comparação ao mês anterior.

Em março, houve aumento nos casos de homicídio culposo por acidente de trânsito (3), tentativa de homicídio (2), lesão corporal culposa (2), estupro de vulnerável (1), roubos-outros (30) e furtos-outros 109.

PRODUTIVIDADE

O trabalho das polícias na região de Piracicaba, no mês de março, resultou em 1.066 prisões e 66 armas ilegais retiradas das ruas. No mesmo período, foram registrados 324 flagrantes de tráfico de drogas.

Com informações da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

NOTICIÁRIO POLICIAL Região

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas. Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP. Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

Décimo BAEP localiza procurado por tráfico em Sumaré

Um homem foi preso por policiais do Décimo Batalhão de ações especiais de policia (BAEP), no fim da tarde desta quarta-feira (09), no bairro Jardim Conceição, em Sumaré. De acordo com informações da corporação, durante patrulhamento pelo município de Sumaré, a equipe recebeu informação que na rua Salvador, residia um indivíduo que estaria foragido da…

Ler Matéria »

GCM de Nova Odessa recupera picape de luxo furtada

Patrulheiros da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa recuperaram uma caminhonete de luxo, que havia sido furtada minutos antes, na noite desta segunda-feira(07). Ninguém foi preso. Segundo a corporação, após tomar conhecimento de um furto de uma caminhonete Toyota/ Hilux, pela Av. Brasil no Jd Marajoara, os GCMs Gonçalves, Piconi, Maurício e Vanildo se deslocaram…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

GAMA localiza drogas em residência no Jardim dos Lírios em Americana

Uma equipe da Guarda Civil Municipal de Americana, apreendeu uma grande quantidade de drogas no início da madrugada deste sábado(12), em uma residência do Jardim dos Lírios. O suspeito que estava com parte das drogas conseguiu fugir. Segundo informações da corporação, a equipe realizava o patrulhamento pela Rua dos Lilazes quando avistou um indivíduo com…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março. Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

Prisão de traficante termina com disparo de elastômero no Jardim dos Lírios

Um homem de 30 anos foi preso por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira (11), por volta das 14h40, no bairro Jardim dos Lírios, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Guarda Municipal de Americana (GAMA). A equipe composta pelos agentes Henrique e Juliana estava patrulhando pelo bairro quando avistaram um indivíduo debruçado…

Ler Matéria »

DIG apreende arma de fogo no Vila Dainese em Americana

  Um jovem de 18 anos foi detido nesta sexta-feira (11) por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Vila Dainese, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Investigadores receberam informações de que um indivíduo estará portando uma pistola no cruzamento da Avenida Tietê com a Rua Miranda….

Ler Matéria »

Adolescentes são detidos com porções de drogas e dinheiro na Praça da Fraternidade

Nesta quinta-feira (10) a Guarda Municipal de Americana (GAMA) apreendeu porções de drogas na Praça da Fraternidade, por volta das 17h40, em Americana (SP). Dois indivíduos foram detidos. A equipe composta pelo De Campo, Suellen e Brunelli estava patrulhando pelo local quando depararam com dois indivíduos já conhecido nos meios policiais, sendo que os mesmos tentaram…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas. A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DIG derruba casa utilizada para depósito de materiais ilícitos

Nesta quinta-feira (10) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) descobriu uma casa que era utilizada como depósito de materiais furtados e drogas, no bairro Jardim Europa em Santa Bárbara D’Oeste. Há uma semana a DIG vinha desenvolvendo um trabalho de investigação sobre um furto que aconteceu na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde foram levados…

Ler Matéria »

Apoio Tático apreende cocaína e lança perfume no Romano

O Apoio Tático da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na noite desta quarta-feira (09) porções de cocaína e lança perfume, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). O caso aconteceu por volta das 22h15, no bairro Conjunto Habitacional Roberto Romano. A equipe composta pelos agentes Moarais, Silva e Siloni estava patrulhando na Rua Rev. João Feliciano…

Ler Matéria »

Rolar para cima