SSP lança cartilha com principais informações sobre violência doméstica

O combate à violência doméstica é uma das prioridades da atual gestão do Governo do Estado de São Paulo. Pensando nisso, as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica desenvolveram uma cartilha com todas as principais informações sobre a temática para esclarecer dúvidas da população e auxiliar as vítimas.

A ideia surgiu da doutora Fabiana Zapata, defensora pública que atua como assessora do Secretário da Segurança Pública e do Secretário executivo da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo. “Nós percebemos que a Polícia possuía muitas cartilhas, mas voltadas ao público interno”, explicou a assessora.

“A intenção foi fazer uma cartilha e divulgação nas redes sociais voltadas à população para explicar que as polícias fazem parte da rede de garantia de direitos e como trabalham especialmente com esses públicos mais vulneráveis. A ideia é que as informações chegassem mais facilmente à população”, completou.

O teor do documento foi pensado pela delegada Jamila Jorge Ferrari, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), pelo tenente Dene Benjamim, da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar e da drª Flávia Bassanezi, da Polícia Técnico-Científica, cada um com dados e sugestões sob a ótica dentro do seu campo de atuação.

De forma concisa e direta, a cartilha explica o que é violência doméstica, quais suas características e suas tipificações – violência física, psicológica, patrimonial, sexual, moral e virtual. Além disso, apresenta orientações sobre como denunciar por meio do telefone 190 ou pelo Disque-Denúncia (181).

O canal possui atendimento 24 horas e recebe informações sobre crimes e violência por meio de ligações gratuitas para os telefones 0800-156315, para moradores da Grande São Paulo e (11) 6224-3040, disponível para quem mora em qualquer localidade do Estado, com absoluta garantia de anonimato.

Após o registro do boletim de ocorrência, em uma das 138 DDMs existentes no Estado de São Paulo, na DDM Online ou até mesmo na Delegacia de Polícia mais próxima da residência da vítima, ela poderá pedir medida protetiva de urgência, que será requisitada à Justiça.

Todas as mulheres que tiverem a medida decretada pelo Poder Judiciário também podem instalar no celular o SOS Mulher, que é um aplicativo criado pela Polícia Militar, onde as vítimas podem solicitar ajuda apertando apenas um botão.

Todas as informações detalhadas sobre a temática estão disponíveis na cartilha. Clique aqui para fazer o download do documento completo.

Combate à violência contra a mulher

No ano passado, o Governo de São Paulo criou a DDM Online para estimular o registro de ocorrências no período de isolamento social ocasionado pela pandemia de covid-19. Até o final de abril, mais de 27 mil BOs de violência doméstica foram registrados eletronicamente.

Além da DDM Online, das 138 DDMs em funcionamento no Estado dez atendem 24 horas e todas as demais delegacias paulistas seguem o Protocolo Único de Atendimento em casos de violência contra a mulher, com procedimentos que visam melhor acolher as vítimas.

No último dia 22, o governador João Doria ainda assinou um Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça de São Paulo para viabilizar o uso de tornozeleira eletrônica e de alerta de proximidade de agressor como mecanismos para prevenir, coibir e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Fonte: SSP

NOTICIÁRIO POLICIAL Estadual

Operação detém 153 pessoas e recupera 28 veículos

A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou, desde a 0 hora de domingo (6) e segui até a madrugada de segunda-feira (7) mais uma edição da operação “Rodovia Mais Segura” deflagrada em todo e Estado.  Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo a finalidade de combater a criminalidade e…

Ler Matéria »

PC transporta Pulmão em helicóptero para transplante de paciente com COVID-19

Em uma ação que vai muito além do combate à criminalidade, nesta quinta-feira (3), a Polícia Civil realizou o transporte de um pulmão para transplante que ocorreu na capital paulista.  A operação foi realizada por equipes do Serviço Aerotático (SAT) do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) com o uso do helicóptero Pelicano. O órgão…

Ler Matéria »

PM monta esquema especial de segurança para o feriado prolongado de Corpus Christi

A Polícia Militar realiza, desde às 0 hora desta quinta-feira (3) até às 23h59 do próximo domingo (6), a Operação Corpus Christi para intensificar a segurança no município de Campos do Jordão e na Baixada Santista.  Mais de 26 mil policiais de diferentes setores da PM paulista foram destacados para a operação, deflagrada para combater…

Ler Matéria »

PM Ambiental inicia Operação “Gaia” para proteção dos recursos naturais do Estado

A Polícia Militar Ambiental realiza até a próxima quarta (2) a Operação Gaia, intensificando ações de prevenção às queimadas, pesca predatória, desmatamento, garimpagem, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, entre outras. Os trabalhos são realizados por 1.300 policiais em 600 viaturas dos batalhões operacionais.  A operação é uma…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

GAMA localiza drogas em residência no Jardim dos Lírios em Americana

Uma equipe da Guarda Civil Municipal de Americana, apreendeu uma grande quantidade de drogas no início da madrugada deste sábado(12), em uma residência do Jardim dos Lírios. O suspeito que estava com parte das drogas conseguiu fugir.  Segundo informações da corporação, a equipe realizava o patrulhamento pela Rua dos Lilazes quando avistou um indivíduo com…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

Prisão de traficante termina com disparo de elastômero no Jardim dos Lírios

Um homem de 30 anos foi preso por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira (11), por volta das 14h40, no bairro Jardim dos Lírios, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Guarda Municipal de Americana (GAMA).  A equipe composta pelos agentes Henrique e Juliana estava patrulhando pelo bairro quando avistaram um indivíduo debruçado…

Ler Matéria »

DIG apreende arma de fogo no Vila Dainese em Americana

   Um jovem de 18 anos foi detido nesta sexta-feira (11) por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Vila Dainese, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Investigadores receberam informações de que um indivíduo estará portando uma pistola no cruzamento da Avenida Tietê com a Rua Miranda….

Ler Matéria »

Adolescentes são detidos com porções de drogas e dinheiro na Praça da Fraternidade

Nesta quinta-feira (10) a Guarda Municipal de Americana (GAMA) apreendeu porções de drogas na Praça da Fraternidade, por volta das 17h40, em Americana (SP). Dois indivíduos foram detidos.  A equipe composta pelo De Campo, Suellen e Brunelli estava patrulhando pelo local quando depararam com dois indivíduos já conhecido nos meios policiais, sendo que os mesmos tentaram…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

Rolar para cima