Operação Vetus II: ação nacional atende mais de 480 idosos vítimas de violência por dia

Ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou na prisão de mais de 400 agressores e na solicitação de 1.067 medidas protetivas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou, nesta quinta-feira (18), os resultados da Operação Vetus II. A ação teve início no dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos e mobilizou as Polícias Civis e Militares de 25 estados e do Distrito Federal.

Ministério da justiça finaliza operação contra violência ao idoso.

Em 35 dias de ação, quase 17 mil idosos vítimas de violência foram atendidos, o que representa cerca de 480 pessoas auxiliadas por dia. Foram abrangidos 2.313 municípios, com a apuração de 15.154 denúncias do Disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais.

A Operação Vetus II prendeu mais de 400 pessoas acusadas de crimes, como abandono de incapaz, maus-tratos, tortura e apropriação indébita. Outros 32 menores foram apreendidos.

Também são resultados do trabalho coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o resgate de 167 vítimas, 16.068 visitas feitas a abrigos e residências de vítimas, 1.067 medidas protetivas solicitadas e 242 mandados de busca e apreensão e prisão cumpridos.

A Operação Vetus II faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Canais de denúncia

As denúncias feitas por meio do Disque 100 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

Operação Vetus I

Em 2020, a primeira edição da Operação Vetus teve 569 pessoas presas, 14.907 visitas e 874 medidas protetivas cumpridas. Foram 13.424 denúncias de violência contra idosos apuradas em todo o país.

NOTICIÁRIO POLICIAL Brasil

Operação na Terra Indígena Yanomami apreende 75 aeronaves em três meses

Segundo o Ministério da Justiça nos últimos três meses, 75 aeronaves foram apreendidas e 38 pessoas foram presas desde o início da operação para combater o garimpo ilegal, a extrusão de não indígenas e garimpeiros, e o restabelecimento de Bases de Proteção Etnoambiental na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação é coordenada pelo Ministério…

Ler Matéria »

Operação Vetus II: ação nacional atende mais de 480 idosos vítimas de violência por dia

Ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, resultou na prisão de mais de 400 agressores e na solicitação de 1.067 medidas protetivas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou, nesta quinta-feira (18), os resultados da Operação Vetus II. A ação teve início no dia 15 de outubro, com foco no combate à…

Ler Matéria »

Polícia Federal prende foragido da justiça desde 2012

A Polícia Federal localizou, na tarde de sexta-feira (12), um rapaz que estava foragido desde 2012 da Justiça, estando na lista de procurados pela Interpol. Após realizar diversos levantamentos e investigação sobre a fuga, os policiais encontraram o homem na cidade de São Miguel do Iguaçu/PR. O fugitivo havia sido condenado, pela Justiça Federal de…

Ler Matéria »

Morre a cantora Marília Mendonça após queda de aeronave

Nessa sexta-feira (15), a cantora sertaneja Marília Mendonça, conhecida pelo Brasil todo como a Rainha da Sofrência, faleceu aos 26 anos de idade após a aeronave em que estava cair em uma cachoeira, próximo a Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais. O acidente foi confirmado pela assessoria da cantora por volta das 16h30…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

Polícia Civil realiza operação “Duo Later”na região

Nesta quarta-feira (08) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana deflagrou a operação “Duo Later”, que apreendeu cerca de 6 kg de entorpecentes e uma arma de fogo. Durante a operação uma enfermeira de 51 anos foi presa. A ação foi realizada pelos policiais civis de Nova Odessa e Cosmópolis, além da Ronda Ostensiva…

Ler Matéria »

Inscrições para o concurso público da Polícia Militar se encerram hoje (8)

A Polícia Militar está com concurso público aberto. O intuito é selecionar 2,7 mil soldados de 2ª classe para atuar em todo o território paulista. As inscrições se encerram às 23h59 desta quarta-feira (08). Os interessados devem se inscrever pelo site da VUNESP (https://bit.ly/335JqsJ), sob taxa de R$57. A remuneração inicial é de R$ 3.360,33…

Ler Matéria »

Bebê engasgado com leite é salvo pela GAMA e 192 Americana no São Manoel

Um bebê engasgado com leite foi salvo pelo 192 Americana, na tarde desta terça-feira (07), por volta das 13h20, no bairro São Manoel, em Americana (SP). De acordo com a corporação, a equipe foi acionada para atender um bebê com 20 dias de vida engasgado após amamentação na Rua São Tiago. No local, a mãe…

Ler Matéria »

Traficante tenta fugir da GAMA e acaba preso no Jardim dos Lírios

Na tarde desta terça-feira (07), por volta das 16h40, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) prendeu um traficante de 47 anos, no bairro Jardim dos Lírios, em Americana (SP). A equipe composta pelos agentes Lopes e Ivanilse durante patrulhamento entre as ruas Violetas e Azulão avistou dois indivíduos em atitudes suspeitas. Durante a tentativa de…

Ler Matéria »

Durante operação da Dise dois indivíduos são presos no Jardim Guanabara

Nesta terça-feira (07) a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) prendeu dois jovens de 19 e 20 anos, por tráfico de drogas, no Jardim Guanabara, em Americana (SP) durante a “Operação Tijuca”. De acordo com a corporação, os policiais civis observaram uma movimentação suspeita e ainda identificaram que uma mata era usada para o armazenamento…

Ler Matéria »

Mulher desaparecida é resgatada no Rio Piracicaba em Americana

No começo da tarde desta terça-feira (07) o Corpo de Bombeiros de Americana resgatou uma mulher de 58 anos que estava desaparecida há um dia e havia se afogado no Rio Piracicaba, em Americana (SP). De acordo com a corporação, os bombeiros receberam informações de que havia uma possível tentativa de suicídio. No local foi…

Ler Matéria »

Polícia Militar localiza desmanche no Jardim São Judas em Sumaré

Na manhã desta terça-feira (07), policiais militares localizaram um desmanche de veículos que funcionava em um galpão no bairro Jardim São Judas, em Sumaré (SP). Oito veículos foram encontrados com queixas de furtos e roubos no local. Ninguém foi preso na ação. O galpão fica na Avenida São Judas Tadeu. De acordo com a Polícia…

Ler Matéria »

Motociclista de 17 anos morre após acidente em Sumaré

Um jovem motociclista de 17 anos, identificado como Caíque André Oliveira Sá, morreu após se envolver em um acidente com um ônibus em Sumaré (SP). O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (7) no bairro Chácara Bela Vista. De acordo com a Polícia Militar (PM), o motorista relatou que não viu o jovem porque o…

Ler Matéria »

Rolar para cima