Deflagrada pela PF, Operação “Pneu de Ferro” no combate a tráfico internacional de Armas

Na ação de hoje, policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro/RJ, nas cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro.

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (01/06), a Operação “Pneu de Ferro” para desarticular organização criminosa responsável pelo tráfico internacional e interestadual de armas de fogo, munições e acessórios, associação para o tráfico de drogas, lavagem de capitais e evasão de divisas.

Materiais apreendidos pela Polícia Federal, na operação. Foto: Polícia Federal

As investigações tiveram início em 2019, a partir de apreensões de carregadores de fuzis e acessórios de arma de fogo realizadas no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

Os policiais identificaram que os materiais apreendidos eram enviados pela organização criminosa investigada, via postal, das cidades de Kissimmee, Orlando e Tucson, nos Estados Unidos (EUA), e tinham como destino abastecer facções criminosas de atuação nacional.

A PF contou com o apoio da Receita Federal e com a Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA (ICE Homeland Security Investigations), através de seus adidos na Embaixada dos EUA, em Brasília, e nas cidades de Tucson e Miami, nos EUA.

A cooperação policial internacional entre o Brasil e os EUA foi fundamental para a obtenção de informações das atividades ilícitas perpetradas pela organização criminosa.

A partir de informações repassadas pela PF às autoridades norte-americanas, deu-se início à investigação também naquele país, o que resultou em diversas apreensões ilícitas e na deflagração naquele país da Operação Iron Tire (Pneu de Ferro), também na data de hoje.

O nome da Operação:

A Operação foi batizada como Pneu de Ferro em razão de uma apreensão de 21 carregadores de fuzis AK 47, calibre 7.62, e um de pistola, escondidos dentro de um pneu no Aeroporto do Galeão em março de 2019.  

NOTICIÁRIO POLICIAL Brasil

Polícia Federal prende grupo por tráfico em aeroporto internacional de SP

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu entre os dias 3 e 6/6, quatro pessoas tentando embarcar com drogas para a África, Ásia e Tailândia.  Policiais federais, acionados por funcionários que operam os aparelhos que escaneiam as bagagens despachadas, encontraram na sexta-feira (3), um total de 6 Kg de cocaína ocultos nas…

Ler Matéria »

Deflagrada pela PF, Operação “Pneu de Ferro” no combate a tráfico internacional de Armas

Na ação de hoje, policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro/RJ, nas cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro.  A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (01/06), a Operação “Pneu de Ferro” para desarticular organização criminosa responsável…

Ler Matéria »

Governo leiloa bens apreendidos de crimes de corrupção

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, está leiloando um patrimônio apreendido de crimes que envolvem corrupção e lavagem de dinheiro. O leilão oferta quatro obras de arte, 22 garrafas de vinho e 15 relógios. Os lances, abertos até o dia 31 de maio, variam entre…

Ler Matéria »

PF prende italiano foragido da Organização criminosa “Ndrangheta”

A Polícia Federal realizou, na manha de terça-feira (25), entrevista coletiva direto de Brasilia/DF dando esclarecimentos a Operação que teve a prisão do foragido italiano Rocco Morabito, onde investigações da própria PF indicam que ele faz parte da organização criminosa, denominada “Ndrangheta”.  A Operação faz parte, de uma cooperação policial internacional, entre o Brasil e…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

GAMA localiza drogas em residência no Jardim dos Lírios em Americana

Uma equipe da Guarda Civil Municipal de Americana, apreendeu uma grande quantidade de drogas no início da madrugada deste sábado(12), em uma residência do Jardim dos Lírios. O suspeito que estava com parte das drogas conseguiu fugir.  Segundo informações da corporação, a equipe realizava o patrulhamento pela Rua dos Lilazes quando avistou um indivíduo com…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

Prisão de traficante termina com disparo de elastômero no Jardim dos Lírios

Um homem de 30 anos foi preso por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira (11), por volta das 14h40, no bairro Jardim dos Lírios, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Guarda Municipal de Americana (GAMA).  A equipe composta pelos agentes Henrique e Juliana estava patrulhando pelo bairro quando avistaram um indivíduo debruçado…

Ler Matéria »

DIG apreende arma de fogo no Vila Dainese em Americana

   Um jovem de 18 anos foi detido nesta sexta-feira (11) por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Vila Dainese, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Investigadores receberam informações de que um indivíduo estará portando uma pistola no cruzamento da Avenida Tietê com a Rua Miranda….

Ler Matéria »

Adolescentes são detidos com porções de drogas e dinheiro na Praça da Fraternidade

Nesta quinta-feira (10) a Guarda Municipal de Americana (GAMA) apreendeu porções de drogas na Praça da Fraternidade, por volta das 17h40, em Americana (SP). Dois indivíduos foram detidos.  A equipe composta pelo De Campo, Suellen e Brunelli estava patrulhando pelo local quando depararam com dois indivíduos já conhecido nos meios policiais, sendo que os mesmos tentaram…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

Rolar para cima