PF deflagra Operação que combate à prática de crimes tributários e financeiros em SP

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (05/05), a Operação Background com a finalidade de dar cumprimento a 53 mandados de busca e apreensão, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de investigados. Todas as ordens foram expedidas pelo Juízo da 4ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.

Operação Background deflagrada pela Polícia Federal em 4 estados e no DF. Foto: Polícia Federal

Ao todo, mais de 240 Policiais Federais cumprem as medidas judiciais nos Estados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Pará e Distrito Federal.

A investigação, que conta com o apoio da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional – 5ª Região, apura a prática de crimes tributários (previstos na Lei nº 8.137/90), financeiros (da Lei nº 7.492/86), de fraude à execução e contra a organização do trabalho (previstos no Código Penal), de organização criminosa (Lei 12.850/2013) e de lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98), por parte de integrantes de Grupo Empresarial do Nordeste, com atuação em âmbito nacional.

Os investigados se organizaram em um sofisticado esquema contábil-financeiro para desviar o patrimônio das empresas do grupo, transferindo-o para os seus sócios e interpostas pessoas (“laranjas”), com a finalidade de elidir tributos e direitos trabalhistas de centenas de empregados, causando um prejuízo aos cofres públicos e aos trabalhadores apurado em mais de R$ 8.64 bilhões.

Além da colheita de elementos de materialidade e indícios de autoria, a equipe de investigação busca, nessa fase do trabalho de apuração, recuperar o patrimônio desviado e ocultado pelos investigados, com o objetivo não só de reparar o dano patrimonial causado aos cofres públicos, através dos débitos tributários já constituídos, mas principalmente, liquidar os créditos trabalhistas de centenas de empregados do Grupo Empresarial.

Com grande parte de suas atividades paralisadas após o esvaziamento patrimonial criminoso, as empresas do grupo investigado deixaram centenas de trabalhadores sem receber salários e outros direitos trabalhistas, sendo um dos objetivos da investigação permitir que essas famílias de trabalhadores recuperem os seus direitos por meio da Justiça do Trabalho, que inclusive já os reconheceu formalmente.

O nome da operação faz referência à forma de ocultação patrimonial empregada pela organização criminosa, criando empresas paralelas, com sócios aparentes, para receber o patrimônio do grupo empresarial, com a finalidade de impedir o pagamento dos créditos trabalhistas e tributários, garantindo que o patrimônio permaneça com seus gestores – Background – conjunto de condições que omitem a realidade.

Fonte/texto: Polícia Federal

NOTICIÁRIO POLICIAL Brasil

Polícia Federal prende grupo por tráfico em aeroporto internacional de SP

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu entre os dias 3 e 6/6, quatro pessoas tentando embarcar com drogas para a África, Ásia e Tailândia.  Policiais federais, acionados por funcionários que operam os aparelhos que escaneiam as bagagens despachadas, encontraram na sexta-feira (3), um total de 6 Kg de cocaína ocultos nas…

Ler Matéria »

Deflagrada pela PF, Operação “Pneu de Ferro” no combate a tráfico internacional de Armas

Na ação de hoje, policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro/RJ, nas cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro.  A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (01/06), a Operação “Pneu de Ferro” para desarticular organização criminosa responsável…

Ler Matéria »

Governo leiloa bens apreendidos de crimes de corrupção

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, está leiloando um patrimônio apreendido de crimes que envolvem corrupção e lavagem de dinheiro. O leilão oferta quatro obras de arte, 22 garrafas de vinho e 15 relógios. Os lances, abertos até o dia 31 de maio, variam entre…

Ler Matéria »

PF prende italiano foragido da Organização criminosa “Ndrangheta”

A Polícia Federal realizou, na manha de terça-feira (25), entrevista coletiva direto de Brasilia/DF dando esclarecimentos a Operação que teve a prisão do foragido italiano Rocco Morabito, onde investigações da própria PF indicam que ele faz parte da organização criminosa, denominada “Ndrangheta”.  A Operação faz parte, de uma cooperação policial internacional, entre o Brasil e…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

GAMA localiza drogas em residência no Jardim dos Lírios em Americana

Uma equipe da Guarda Civil Municipal de Americana, apreendeu uma grande quantidade de drogas no início da madrugada deste sábado(12), em uma residência do Jardim dos Lírios. O suspeito que estava com parte das drogas conseguiu fugir.  Segundo informações da corporação, a equipe realizava o patrulhamento pela Rua dos Lilazes quando avistou um indivíduo com…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

Prisão de traficante termina com disparo de elastômero no Jardim dos Lírios

Um homem de 30 anos foi preso por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira (11), por volta das 14h40, no bairro Jardim dos Lírios, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Guarda Municipal de Americana (GAMA).  A equipe composta pelos agentes Henrique e Juliana estava patrulhando pelo bairro quando avistaram um indivíduo debruçado…

Ler Matéria »

DIG apreende arma de fogo no Vila Dainese em Americana

   Um jovem de 18 anos foi detido nesta sexta-feira (11) por porte ilegal de arma de fogo, no bairro Vila Dainese, em Americana (SP). O caso foi atendido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Investigadores receberam informações de que um indivíduo estará portando uma pistola no cruzamento da Avenida Tietê com a Rua Miranda….

Ler Matéria »

Adolescentes são detidos com porções de drogas e dinheiro na Praça da Fraternidade

Nesta quinta-feira (10) a Guarda Municipal de Americana (GAMA) apreendeu porções de drogas na Praça da Fraternidade, por volta das 17h40, em Americana (SP). Dois indivíduos foram detidos.  A equipe composta pelo De Campo, Suellen e Brunelli estava patrulhando pelo local quando depararam com dois indivíduos já conhecido nos meios policiais, sendo que os mesmos tentaram…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

Rolar para cima