SSP homenageia 83 mil militares que atuam no Estado

Ser policial é uma missão nobre escolhida por milhares de homens e mulheres em todo o país. Se dedicar à segurança e proteção da sociedade, muitas vezes com o sacrifício da própria vida, é um gesto de amor ao próximo que vai além da simples escolha de uma profissão. Entre as inúmeras histórias de persistência e sonhos que permeiam o ingresso nesta carreira, existem aquelas que foram passadas entre gerações e formaram grandes profissionais da segurança.

Neste Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militar, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, como forma de agradecer pelo empenho e dedicação de cerca de 83 mil homens e mulheres que integram a Polícia Militar e escolheram servir e proteger diariamente os cidadãos paulistas, homenageia pai e filha que juntos compartilharam e realizaram o mesmo sonho: ser policial.

Há 33 anos, Luiz Gaffo Filho entrava para a PM servindo na antiga 3ª Cia do 10º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, responsável pela área que corresponde a cidade de Mauá. Durante os anos que atuou na Instituição, foi exemplo para colegas de profissão e também para sua filha, na época com 7 anos. “Ele sempre trabalhava muito alegre e tinha orgulho de passar com a viatura pela rua de casa, aquilo me encantava. Era atencioso com os pertences e fazia questão de engraxar as botas e passar a farda todos os dias. Ele sempre ajudou as pessoas e participava do que hoje é a atual polícia comunitária”, relata a Sargento Gaffo.

O policial não media esforços durante suas atividades e estava sempre pronto para ajudar. Mas, foi em 1991 após um longo dia de trabalho que sua carreira foi interrompida. Atendendo ao pedido de ajuda de um vizinho que havia sido vítima de roubo, o veterano foi em busca dos suspeitos e acabou sendo baleado após troca tiros, que resultou em uma lesão da medula espinhal e seu consequente quadro de paraplegia.

“Dentro da Polícia Militar eu conheci milhares de pessoas e fiz amigos que carrego para a vida, eles se tornaram familiares. Tenho amigos há mais de 30 anos, de quando comecei a carreira, e até hoje temos nossa relação pessoal. O apoio que eu recebi de toda a PM quando passei pelo acidente foi algo fora do comum, eles são pessoas leais, amigas e que sempre estão presentes me ajudando no que eu preciso. São verdadeiros anjos que Deus colocou na minha vida”, desabafa o veterano Luiz Gaffo.

Mesmo diante do ocorrido, seu amor e apreço pela farda militar não diminuíram e foram cruciais para despertar o mesmo desejo em sua filha mais velha. Ao completar 18 anos, Ligiane Gaffo prestou a prova para ingressar na Polícia Militar e em 2003 deu de presente ao pai mais um motivo para se orgulhar. “Eu sempre tive vontade de ter filhas mulheres e não esperava que ela fosse seguir a carreira militar como eu, mas quando esse desejo despertou fiquei muito feliz e orgulhoso por isso. Quando a vi fardada pela primeira vez identifiquei um pouco de mim ali, foi algo maravilhoso. Hoje ela está seguindo a carreira, seguindo meus passos, eu me vejo nela e fico muito feliz”, relata o pai.

Atualmente a sargento PM Gaffo, que leva com orgulho o mesmo nome de guerra de seu pai, integra a equipe de Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6 (CPMA/M-6) com objetivo de preservar, proteger e salvar vidas. “Não é uma tarefa fácil, quando somos pequenos achamos que ser policial é ter uma viatura e uma farda, mas na verdade é ter a capacidade de ajudar o próximo, intervir em situações e auxiliar a população. Ser policial é poder fazer o bem, proteger os outros e acima de tudo salvar vidas. É muito gratificante e uma sensação única. Poder vestir uma farda é uma vivencia indescritível”, finaliza a policial.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

NOTICIÁRIO Geral

Alunos de Pedagogia da FAM promovem ação social no portal de Americana

Os alunos dos 5º e 6º semestre do curso de Pedagogia da FAM – Faculdade de Americana, na disciplina de Políticas Educacionais, promovem no próximo sábado, dia 4, das 8h00 às 12h00, no Portal de entrada de Americana, o Movimento Paulo Freire para arrecadação de alimentos, produtos de higiene, materiais escolares, roupas e equipamentos eletrônicos….

Ler Matéria »

Corpo de Bombeiros será instalado em Cosmópolis

O prefeito Junior Felisbino assinou nesta semana o convênio para a instalação de uma Base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar (PM) na cidade, que possivelmente já será instalado no próximo ano. A assinatura aconteceu no gabinete, na presença do Tenente Coronel, Harley Washington, do Capitão, Giovani, e do Secretário de Segurança, Fábio Teixeira….

Ler Matéria »

Artur Nogueira é a 4ª cidade com melhor índice de segurança do Brasil

Artur Nogueira (SP) apareceu em 4º lugar entre as cidades do Brasil com melhor índice de segurança. Os números foram revelados pela pesquisa anual do Ranking Connected Smart Cities de 2021, da Urban Systems. Das 100 cidades ranqueadas, 48 são cidades de porte médio (de 100 a 500 mil habitantes), 30 de porte pequeno (de…

Ler Matéria »

Americana realiza mutirão de consultas com médicos especialistas

A Secretaria de Saúde de Americana vai iniciar no próximo sábado (20) um mutirão de consultas de urologia, dermatologia e oftalmologia. Serão disponibilizadas 470 consultas, sendo 250 de urologia, 160 de oftalmologia e 60 de dermatologia. Os médicos especialistas foram contratados por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas) para…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

Inscrições para o concurso público da Polícia Militar se encerram hoje (8)

A Polícia Militar está com concurso público aberto. O intuito é selecionar 2,7 mil soldados de 2ª classe para atuar em todo o território paulista. As inscrições se encerram às 23h59 desta quarta-feira (08). Os interessados devem se inscrever pelo site da VUNESP (https://bit.ly/335JqsJ), sob taxa de R$57. A remuneração inicial é de R$ 3.360,33…

Ler Matéria »

Polícia Militar localiza desmanche no Jardim São Judas em Sumaré

Na manhã desta terça-feira (07), policiais militares localizaram um desmanche de veículos que funcionava em um galpão no bairro Jardim São Judas, em Sumaré (SP). Oito veículos foram encontrados com queixas de furtos e roubos no local. Ninguém foi preso na ação. O galpão fica na Avenida São Judas Tadeu. De acordo com a Polícia…

Ler Matéria »

Motociclista de 17 anos morre após acidente em Sumaré

Um jovem motociclista de 17 anos, identificado como Caíque André Oliveira Sá, morreu após se envolver em um acidente com um ônibus em Sumaré (SP). O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (7) no bairro Chácara Bela Vista. De acordo com a Polícia Militar (PM), o motorista relatou que não viu o jovem porque o…

Ler Matéria »

Professor é agredido após suspeita de assediar aluna dentro da sala de aula em Cosmópolis

Um professor de matemática foi agredido na tarde desta segunda-feira (06), por volta das 14h30, no bairro Jardim Nova Esperança, em Cosmópolis (SP). As agressões partiram do pai de uma aluna que acusa o professor de assédio. A jovem de 14 anos, que está no oitavo ano, teria escutado do educador a seguinte frase: ”…

Ler Matéria »

Mulher é encontrada morta dentro de apartamento no Jardim Denadai

A Polícia Militar (PM), encontrou uma mulher morta dentro de um apartamento no Jardim Denadai, em Sumaré (SP), no final da tarde desta segunda-feira (6). A vítima apresentava ferimentos na boca. Não há informações sobre a causa da morte ou se há suspeitos pelo crime. O caso foi registrado no Plantão Policial e será investigado…

Ler Matéria »

Câmeras de segurança flagra momento que secretário é executado em Nova Odessa

Imagens de câmeras de segurança foram divulgadas mostrando o momento em que o secretário de Governo de Nova Odessa foi morte a tiros na manhã desta segunda-feira (06). Marco Antônio Barion, o Russo, de 52 anos, foi morto na esquina de um conjunto de prédios no bairro Jardim Marajoara, em Nova Odessa, no cruzamento das…

Ler Matéria »

Operação na Terra Indígena Yanomami apreende 75 aeronaves em três meses

Segundo o Ministério da Justiça nos últimos três meses, 75 aeronaves foram apreendidas e 38 pessoas foram presas desde o início da operação para combater o garimpo ilegal, a extrusão de não indígenas e garimpeiros, e o restabelecimento de Bases de Proteção Etnoambiental na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação é coordenada pelo Ministério…

Ler Matéria »

Rodovia Mais Segura detém 134 pessoas e recupera 50 veículos

A Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou, desde a 0 hora de domingo (05) mais uma edição da operação “Rodovia Mais Segura”. A ação foi deflagrada em todo o Estado de São Paulo até a madrugada desta segunda-feira (06). Com a finalidade de combater a criminalidade e prevenir infrações, garantindo a segurança nas…

Ler Matéria »

Rolar para cima