Prefeitura de Nova Odessa define fiscalização para o final de semana

Uma reunião na última terça-feira, na Prefeitura de Nova Odessa, definiu os detalhes de mais uma força-tarefa de fiscalização do cumprimento das regras do Plano São Paulo e contra as aglomerações em geral, que vai acontecer neste fim de semana, de sexta-feira a domingo (dias 11, 12 e 13 de junho). O “aperto” na fiscalização é motivado pelo novo agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado e na região como um todo, com aumento no número de casos e internações pela doença.

Assim, equipes da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Obras e Posturas, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e PM (Polícia Militar), vão percorrer a cidade nas três noites, principalmente os “pontos críticos” já monitorados por estes órgãos exatamente por promover aglomerações e desrespeitar os horários do Plano. Neste ano, já foi feita uma força tarefa semelhantes, em março, com bons resultados.

Na atual fase de transição do Plano São Paulo, prorrogada em todo o Estado até o dia 30 de junho, os estabelecimentos só podem atender o público até as 21h, e mesmo assim seguindo um rígido protocolo de distanciamento, higienização e ocupação máxima de 40%.

A ressalva é quantos aos restaurantes e congêneres, que podem fazer entregas (delivery) após as 21h – mas não podem permitir a retirada na porta. A equipe ressalta ainda que todos os estabelecimentos estão proibidos, na atual fase do Plano são Paulo, de ter qualquer tipo de música ambiente, seja mecânica ou ao vivo. “As equipes vão passar nestes locais após as 21h e, se os estabelecimentos estiverem abertos, com ou sem aglomeração, poderão ser autuados ou até mesmo multados, e os reincidentes, lacrados”, salientou a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Méria Brito de Jesus.

Segundo a coordenadora do órgão, todos os estabelecimentos do setor (restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, “tchays” e afins) da cidade já foram visitados ao menos uma vez neste ano, e seus proprietários assinaram um termo de ciência quanto à obrigatoriedade de obediências às regras do Plano São Paulo. Muitos também já foram autuados por situações de descumprimento das regras e, por isso, poderão ser multados em caso de reincidência. Além disso, mesmo sem a presença dos fiscais, tanto a GCM quanto a PM poderão determinar o fechamento dos estabelecimentos flagrados desrespeitando as regras e horários da atual fase de contingência. Neste caso, além do fechamento imediato, o registro da ocorrência será encaminhado para a Vigilância Sanitária, para a emissão da penalidade correspondente.

Na primeira força-tarefa do tipo, em 25/03, foram visitados 17 estabelecimentos, cujos proprietários foram orientados a seguir rigorosamente as regras de funcionamento, horário e lotação. Participaram da operação, naquela ocasião, equipes da Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.

NO ESTADO

O combate a infrações do Plano São Paulo aos finais de semana foi intensificado desde fevereiro pelo Governo do Estado, em parceria com os órgãos de fiscalização das 645 prefeituras paulistas. A iniciativa cumpre recomendação de especialistas do Centro de Contingência do Coronavírus para reduzir a velocidade de contágio, principalmente entre os mais jovens.

Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho (home office) para atividades administrativas não essenciais.

Qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-771-3541 e também no site www.procon.sp.gov.br ou pelo e-mail [email protected], do Centro de Vigilância Sanitária.

NOTICIÁRIO Geral

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

Prefeitura de Sumaré promove campanha para conscientização e prevenção do uso de Drogas

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas, comemorado no dia 26 de junho, o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) de Sumaré realiza a Campanha “Junho Branco” em toda a rede municipal de Saúde. Cartazes de conscientização estarão disponibilizados nos espaços públicos, orientando para o cuidado com a saúde…

Ler Matéria »

Prefeitura de Nova Odessa define fiscalização para o final de semana

Uma reunião na última terça-feira, na Prefeitura de Nova Odessa, definiu os detalhes de mais uma força-tarefa de fiscalização do cumprimento das regras do Plano São Paulo e contra as aglomerações em geral, que vai acontecer neste fim de semana, de sexta-feira a domingo (dias 11, 12 e 13 de junho). O “aperto” na fiscalização…

Ler Matéria »

Utransv divulga vias interditadas nos próximos dias

A Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Prefeitura de Americana está divulgando os trechos das ruas que serão interditados para a realização de atividades nos próximos dias. Confira:  – 13/06/2021 – Rua Fonte da Saudade (próximo à intersecção entre a Rua das Catadeiras e Bambus) – Jardim São Paulo – 8h30 às 13h40…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

DIG derruba casa utilizada para depósito de materiais ilícitos

Nesta quinta-feira (10) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) descobriu uma casa que era utilizada como depósito de materiais furtados e drogas, no bairro Jardim Europa em Santa Bárbara D’Oeste.  Há uma semana a DIG vinha desenvolvendo um trabalho de investigação sobre um furto que aconteceu na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde foram levados…

Ler Matéria »

Apoio Tático apreende cocaína e lança perfume no Romano

O Apoio Tático da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na noite desta quarta-feira (09) porções de cocaína e lança perfume, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). O caso aconteceu por volta das 22h15, no bairro Conjunto Habitacional Roberto Romano.  A equipe composta pelos agentes Moarais, Silva e Siloni estava patrulhando na Rua Rev. João Feliciano…

Ler Matéria »

Décimo BAEP localiza procurado por tráfico em Sumaré

Um homem foi preso por policiais do Décimo Batalhão de ações especiais de policia (BAEP), no fim da tarde desta quarta-feira (09), no bairro Jardim Conceição, em Sumaré.  De acordo com informações da corporação, durante patrulhamento pelo município de Sumaré, a equipe recebeu informação que na rua Salvador, residia um indivíduo que estaria foragido da…

Ler Matéria »

notas de falecimentos

Notas de falecimentos do dia 09 de junho de 2021

AMERICANA   Neusa Rodrigues de Oliveira Falecida em AMERICANA dia 09-06-2021, aos 072 anos de idade, natural de BORBOREMA – SP. Divorciada , deixa os filhos: EVALDO, EDVALDO, MARLI, NIVALDO, JOSE CARLOS , parentes e amigos. Sepultamento em 09-06-2021 às 17:00 horas saindo o féretro do velório PARQUE GRAMADO-AMERICANA/SP , seguindo dali para o Cemitério PARQUE…

Ler Matéria »

Rolar para cima