Novo golpe WhatsApp 2020, clonagem

A tecnologia, assim como tudo em nossa volta, vai se modernizando conforme a sociedade necessita, porém, infelizmente não são só as coisas boas que mudam conforme precisamos, o crime também se renova.

Em 2020 vimos através do site Policial Padrão diversos registros de golpes aplicados por criminosos utilizando a ferramenta WhatsApp, algumas vezes sem excito, outras com grandes prejuízos, não somente para o dono do canal de comunicação, mas também para suas listas de contatos (amigos e familiares).

O que acontece nestes casos é que os bandidos, através de vários deslizes de segurança dos usuários das redes sociais, conseguem dados pessoais das vítimas, como, CPF, RG, endereço e numero de telefone. Na maioria das vezes, você que foi vitima deste golpe deixou publico esses dados, seja em um anuncio da OLX ou qual quer outro site de anúncios públicos, como na venda de algum item.

Então, com essas informações, eles entram em contato com você por diversos motivos inventados, como a de verificação para ativar seu anúncio por exemplo, e o convence a digitar um código que vai aparecer no seu aparelho celular.

Esse código, nada mais é que o código de verificação para seu aplicativo WhatsApp, que ao digitá-lo, da total acesso ao ladrão para enviar mensagens se passando por você. Desta forma, começam a pedir dinheiro emprestado a amigos e parentes, mostrando uma necessidade urgente para o pagamento.

DICAS DE COMO NÃO CAIR EM GOLPES VIA WHATSAPP:

  1. Nunca entre em links que não tem certeza ou confiança para entrar. Verifique sempre nos links se existe https no inicio, isso quer dizer que o domínio (endereço electrónico) foi verificado por um servidor e é seguro contra transmissões de dados ilegais.
  2. Nunca forneça dados pessoas, senhas e códigos para ninguém.
  3. Coloque as configurações em duas etapas, disponível pelo próprio aplicativo. Assim, se alguém conseguir ter acesso ao seu WhatsApp, terá que saber este código de confirmação, para ter continuidade ao acesso. Entre em Ajustes/Configurações > Conta > Confirmação em Duas Etapas.
  4. Todos nós sabemos que o WhatsApp é um mensageiro de cripitografia de ponta a ponta, ou seja, somente quem envia e quem recebe pode ler a mensagem, sendo que nem mesmo o próprio aplicativo tem acesso. Porém, muitas vezes se pode criar um receptor falso para descodificar a mensagem, gravar e codificar novamente, para enviar ao receptor original. Então, para não correr esse risco, configure o “Mostrar notificações de segurança” em Ajuste/Configurações > Conta > Segurança e selecione para ativar as notificações. Desta forma toda vez que o código de segurança de seu contato mudar, o próprio WhatsApp vai avisar, podendo você fazer a verificação deste código novamente com os celulares juntos, abrindo o perfil do seu amigo em “Criptografia” e fazer a verificação, para ver se realmente está somente entre vocês a conversa.

  5. E a ultima e mais pratica, que muitas das vezes nós mesmos deixamos ativado, é o WhatsApp Web. Não é possível enviar ou receber mensagens caso o aparelho não esteja por perto, porém as conversas anteriores ficam abertas. Então, basta fazer a verificação, do seu próprio celular, indo para Ajustes/Configurações > WhatsApp Web/Computador. Caso abra e tenha algum acesso fora do seu aparelho ele irá te mostrar, e terá a opção de desativar clicando em “Sair de todos os computadores”, caso contrario aparecerá a aba para escanear o código e abrir no Web.

Bom, aqui passamos as etapas até onde você não foi clonado. Mas e se você já foi clonado, o que fazer?

  1. Caso você seja clonado ou alguém invada sua conta de WhatsApp, você receberá uma mensagem falando da sua desativação, dizendo que seu celular não foi mais verificado devido ao acesso em outro aparelho. Peça para fazer a verificação novamente e entre em contato com a equipe de suporte do aplicativo, informando o problema e ative todas as seguranças acima citadas.
  2. Caso tenham conseguido aplicar algum golpe através de boleto, ou outros links para pegar dados de seus contatos ou dinheiro, faça um boletim de ocorrência, que pode ser feito tanto pela internet, quanto pela delegacia de Policia Civil mais próxima da sua casa. Muito provável que todos os dados passados de boletos serão de pessoas laranjas, porém com essas informações a Policia Civil e Federal conseguem traçar uma linha de investigação, podendo chegar aos responsáveis pelo crime. Como aconteceu, veja aqui

Esperamos ter ajudado, qualquer duvida estamos a disposição nos endereços de contato.

SEMPRE ALERTA Dicas de Segurança

Câmeras de segurança, sensores e alarmes em residência e comércio

Ta aqui uma dica de segurança importante, como e porque escolher suas câmeras de segurança, para você que se preocupa com seus familiares, amigos, colaboradores e clientes. Muitas das vezes quando policiais vão em uma ocorrência, por exemplo de roubo ou furto a residência ou comercio, eles solicitam o acesso as imagens do circuito de…

Ler Matéria »

Novo golpe WhatsApp 2020, clonagem

A tecnologia, assim como tudo em nossa volta, vai se modernizando conforme a sociedade necessita, porém, infelizmente não são só as coisas boas que mudam conforme precisamos, o crime também se renova. Em 2020 vimos através do site Policial Padrão diversos registros de golpes aplicados por criminosos utilizando a ferramenta WhatsApp, algumas vezes sem excito,…

Ler Matéria »

POLICIAL PADRÃO Notícias

Adolescente é abordado com pinos de cocaína

Nessa quarta-feira (27), um adolescente de 14 anos foi abordado com pinos de cocaína, pela Guarda Civil, no bairro São Joaquim. Em patrulhamento pelo bairro São Joaquim, a equipe do Inspetor Sandrin e Guarda Civil Reis se deparou com um adolescente carregando uma sacola plástica.  Ao notar a presença da viatura, rapidamente guardou o objeto…

Ler Matéria »

Homem é preso após roubar a bolsa de uma mulher

Nessa quarta-feira (27), um homem foi preso no bairro Jardim Laudissi pela equipe de RPM, após roubar a bolsa de uma mulher. Equipe de Rádio Patrulhamento com Motocicletas (RPM) do cabo Trevisan e soldado Colombo, acionados para ocorrência de roubo a pedestre na rua Profª Terezinha Arruda de Campos.  Iniciado patrulhamento, localizaram a vítima que…

Ler Matéria »

Apoio Tático encontra grande quantidade de drogas em mata

Equipe de Apoio Tático localizou grande quantidade de drogas em uma área de mata no bairro Jardim Santa Fé, nessa quarta-feira (27). Equipe de apoio tático dos guardas civis Lacerda, Villalon e Campos, em patrulhamento pelo bairro Jardim Santa Fé, quando foi visualizado um indivíduo moreno, trajando camiseta azul e branca, deixando a mata na…

Ler Matéria »

PM apresenta menor na pratica de Tráfico de Drogas

Na madruga desta quarta-feira (27) policiais militares apresentaram um menor que estava na pratica de Tráfico de Drogas, pela Vila Mathiense em Americana/SP. Os policiais, sargento Batista, cabo Bruno e soldado Maik estavam patrulhando pelo bairro Vila Mathiense, quando por volta das 03h15 pelo cruzamento das ruas Bandeira Branca e dos Colibris avistaram um rapaz…

Ler Matéria »

PM captura procurado pela justiça na Cidade Jardim

Na noite de terça feira (26) a Polícia Militar (PM), capturou um Procurado pela Justiça na Cidade Jardim em Americana. Os militares soldados Guilherme e Cardoso estavam em patrulhamento pelo bairro Cidade Jardim, quando por volta das 23h entraram na rua Lilases, encontrando cerca de seis indivíduos, sendo que um deles, ficou nervoso, chamando a atenção…

Ler Matéria »

Dois criminosos são presos em Cosmópolis

Nessa terça-feira (26), a Polícia Civil e a Guarda Municipal de Cosmópolis prenderam dois criminosos que cometeram roubos e furtos na cidade. Por volta das 16horas, um indivíduo arrombou a porta de uma residência e começou a tirar a fiação elétrica e dados do local, quando foi surpreendido pelo dono da casa. Nesse momento, o…

Ler Matéria »

Após dois roubos, homem é preso pela Polícia Militar

Após praticar dois roubos em Americana, um homem foi preso pela Polícia Militar, na Avenida Centurine Boer, nessa terça-feira (26). Equipe da cabo Renata e soldado Mauro solicitados para ocorrência de roubo a pedestre, em que um celular havia sido levado na Rua Eugênio Liner, Residencial Praia dos Namorados.  No local, os agentes foram solicitados…

Ler Matéria »

Entrevista: Thiago Brochi fala sobre segurança pública

Nessa segunda-feira (25), Lucas Pereira do site Policial Padrão, entrevistou o vereador Thiago Brochi de Americana/SP Thiago, que está em seu segundo mandato de vereador pela cidade de Americana, falou sobre as prioridades de ações que pretende buscar junto a prefeitura, quanto a Segurança Pública, sendo elas:  – Melhorias para Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia…

Ler Matéria »

Rolar para cima