A engrenagem social e o crime

Hoje em dia somos totalmente dependentes das tecnologias sociais, seja por sites ou aplicativos, é difícil quem consegue ficar sem interagir nas redes sociais.

E como toda sociedade que se adapta às tecnologias, o crime também funciona desta forma, os criminosos vão se adaptando e criando novas formas de golpe e ações para enganar você e ter benéficos financeiros, através de alguns golpes que vou descrever abaixo:

WhatsApp: um aplicativo de celular para conversas instantâneas entre pessoas e grupos, o qual é instalado e manipulado pelo detentor do aparelho celular e chip de operadora.

Neste aplicativo, os criminosos através do conhecimento do número de telefone, entram em contato com o detentor da conta para manipular a pessoa e conseguir, através da conversa via ligação, fazer com que ela repasse um código para o criminoso, o qual da acesso a sua conta de whatsapp e suas conversas.

Conseguindo que a pessoa informe o código e tendo acesso as conversas, ele começa a pedir dinheiro para os seus contatos, pessoas que conversou e que estão nos grupos que você participa.

Para Dicas de Segurança nesse aplicativo, clique aqui.

Sites de venda online: os sites de venda surgiram para facilitar a vida de quem quer vender ou comprar algo, porém estão sendo frequentemente usados para golpes, tanto nas compras quanto nas vendas.

Um exemplo disso é o golpe da OLX, que acontece na maioria das vezes com vendas de veículos. Os vendedores de boa fé anunciam o automóvel no site oficial, e aí entra o estelionatário, que se passa por um possível comprador, pedindo fotos, vídeos e até mesmo os documentos do carro.

Então, como ele se diz muito “interessado” na compra, solicita que o anúncio seja retirado do site, para que assim ele consiga publicar um anúncio falso do veículo, com valores abaixo do mercado e, através dos arquivos enviados para ele, consiga “vender” esse carro para um terceiro, ou seja, enganando duas pessoas, tanto o vendedor quanto o comprador contatado pelo estelionatário.

Veja mais nesta matéria do G1: clique aqui.

Golpes em grupos do Facebook: um golpe aplicado na rede social Facebook também muito usado por estelionatários, é quando a pessoa tem seu veículo furtado e logo em seguida, pensando em recuperar seu bem com a ajuda do coletivo, faz uma publicação nas redes sociais, com as fotos do veículo e seu telefone de contato.

Após o anúncio nas redes sociais, o estelionatário entra em contato por ligação e pede que a vítima fique a todo momento com ele no telefone, uma tática utilizada para que o dono do veículo não acione a polícia ou outra pessoa, sendo influenciado a efetuar pagamentos para devolução do bem.

Nesse golpe, os bandidos mandam fotos da internet do modelo do automóvel, convencendo a vítima de que está com o carro, pedindo um valor entre R$2 mil a R$3 mil para devolver o bem furtado, dizendo para fazer depósito em banco em contas de laranjas, sendo que a devolução é falsa.

Por fim, alguns acabam aceitando e caindo no golpe, principalmente pois geralmente não possuem seguro veicular. Por isso, é necessário contatar a polícia imediatamente.

Veja mais sobre isso clicando aqui.

Todos esses golpes são aplicados por pessoas que se aproveitam da engrenagem social para poder convencer as vítimas. Abaixo de cada explicação temos os link com dicas de segurança para que vocês possam se prevenir e entender como funcionam os golpes, para que você não seja uma vítima.

Use todas as ferramentas de privacidade e segurança dos aplicativos e sites e procure sempre ajuda da policia.

IMG_20190329_135841

COLUNISTAS Lucas Pereira

Lucas é CEO do Site Policial Padrão e graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015) e atualmente cursa Gestão em Segurança Pública pela UNINTER.

COLUNISTAS Policial Padrão

POLICIAL PADRÃO Notícias

ROMU de Artur Nogueira localiza drogas e prende jovem

Um rapaz foi preso por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Artur Nogueira, na noite desta sexta-feira(11), no bairro Jardim Olinda. Com ele, os patrulheiros localizaram as drogas que eram comercializadas.  Segundo a corporação, durante um patrulhamento de rotina pela Rua João Carrari a equipe vizualizou um indivíduo saindo de uma residência, onde ao…

Ler Matéria »

Homem é preso pelo Apoio Tático após ser encontrado com drogas em Santa Bárbara

Um ajudante geral foi preso por patrulheiros do Apoio Tático da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’ Oeste, após ser flagrado com drogas na noite desta sexta-feira(11), no bairro 31 de Março.  Segundo a corporação, a equipe realizava um patrulhamento pelo bairro mais precisamente nas proximidades da praça pública quando avistaram o rapaz de 26…

Ler Matéria »

GAMA tem aumento em ocorrências apresentadas no mês de maio

Seguindo a linha dos meses anteriores, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) mantém eficiência e fecha mês de maio com aumento em ocorrências apresentadas.  A corporação apresentou 147 ocorrências na Policia Civil (PC) em maio deste ano, numero acima do registrado no mesmo período do ano passado, que totalizou 107 ocorrências. No geral, foram apresentados…

Ler Matéria »

DISE deflagra Operação “Manchester” no combate ao tráfico de drogas

A DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Americana/SP deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação “Manchester” para combater o tráfico de drogas na cidade Sumaré/SP.  Durante a operação policial foram cumpridos três mandados de  Busca e Apreensão Judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sumaré/SP, sendo detidos na rua Serra Negra no bairro Parque das…

Ler Matéria »

DIG derruba casa utilizada para depósito de materiais ilícitos

Nesta quinta-feira (10) a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) descobriu uma casa que era utilizada como depósito de materiais furtados e drogas, no bairro Jardim Europa em Santa Bárbara D’Oeste.  Há uma semana a DIG vinha desenvolvendo um trabalho de investigação sobre um furto que aconteceu na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde foram levados…

Ler Matéria »

Apoio Tático apreende cocaína e lança perfume no Romano

O Apoio Tático da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na noite desta quarta-feira (09) porções de cocaína e lança perfume, em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). O caso aconteceu por volta das 22h15, no bairro Conjunto Habitacional Roberto Romano.  A equipe composta pelos agentes Moarais, Silva e Siloni estava patrulhando na Rua Rev. João Feliciano…

Ler Matéria »

Décimo BAEP localiza procurado por tráfico em Sumaré

Um homem foi preso por policiais do Décimo Batalhão de ações especiais de policia (BAEP), no fim da tarde desta quarta-feira (09), no bairro Jardim Conceição, em Sumaré.  De acordo com informações da corporação, durante patrulhamento pelo município de Sumaré, a equipe recebeu informação que na rua Salvador, residia um indivíduo que estaria foragido da…

Ler Matéria »

notas de falecimentos

Notas de falecimentos do dia 09 de junho de 2021

AMERICANA   Neusa Rodrigues de Oliveira Falecida em AMERICANA dia 09-06-2021, aos 072 anos de idade, natural de BORBOREMA – SP. Divorciada , deixa os filhos: EVALDO, EDVALDO, MARLI, NIVALDO, JOSE CARLOS , parentes e amigos. Sepultamento em 09-06-2021 às 17:00 horas saindo o féretro do velório PARQUE GRAMADO-AMERICANA/SP , seguindo dali para o Cemitério PARQUE…

Ler Matéria »

Rolar para cima